NOTÍCIAS

Novidades e informações

Um guia das novidades atualizadas preparadas para você

Artigo de Cynthia Studart pelo Dia da/o Assistente Social

15 maio 2021

Serviço social: uma profissão essencial

Em 15 de maio comemoramos o Dia da/o Assistente Social no Brasil. Uma profissão que nasceu conservadora em 1932, vinculada à Igreja Católica, funcionando como braço controlador do Estado e do empresariado.

No entanto, assim como o País, o Serviço Social brasileiro se renovou, estremecido pelas rajadas progressistas produzidas pelos movimentos de redemocratização, numa virada crítica e compromissada com direitos de cidadania.

A segunda década do século XXI inicia-se circunstanciada por uma crise civilizatória conformada não somente pela pandemia de Covid-19, mas pela fusão das crises ecológica, econômica e democrática.

Estamos vivendo sob o desafio de enfrentar, talvez, a pior fase da crise estrutural do capitalismo, que agora põe em questão a própria continuidade da vida humana.

Essa crise se torna ainda mais agravante quando consideramos a presente realidade brasileira: o desmonte do sistema de proteção social brasileiro promovido pela Emenda Constitucional nº 95/2016, que instituiu o Teto de Gastos; as contrarreformas trabalhista e da previdência; a intensificação do desemprego e da precarização do trabalho; além do avanço do conservadorismo e do irracionalismo na sociedade, potencializados por um governo radicalmente neoliberal, autoritário e negacionista.

Um projeto genocida voltado ao aniquilamento dos pobres, do povo negro, povos originários, das comunidades tradicionais e de suas formas de organização.

Vive-se hoje sob o risco iminente da morte ou da incerteza do pão de cada dia. Um país a caminho das 450 mil mortos por Covid, 15 milhões de desempregados e 20 milhões de brasileiros passando fome.

Contudo, em meio à barbárie, surgem milhares de iniciativas coletivas solidárias na sociedade civil e avança a ideia sobre a necessidade de resistirmos e ampliarmos as lutas por direitos.

As pautas democrático-populares se mostram extremamente atuais, como a defesa do SUS e do serviço público, das garantias trabalhistas e da educação.

É nesse horizonte que o Serviço Social, que tem no centro do seu projeto profissional a liberdade, a justiça social e os direitos humanos, é uma profissão ainda mais necessária nos dias atuais.