
Novidades e informações
Um guia das novidades atualizadas preparadas para você

Povos Originários e Comunidades Tradicionais: lançamento de cartilha orienta para uma política de assistência social antirracista
17 fevereiro 2025O Comitê de Combate ao Racismo do CRESS Ceará – Conselho Regional de Serviço Social 3ª Região – lança, no próximo dia 21 de fevereiro, às 17h30, no auditório do Conselho, a cartilha TRABALHO SOCIAL COM FAMÍLIAS NEGRAS, POVOS ORIGINÁRIOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS NO CEARÁ, destinada a assistentes sociais que trabalham no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A publicação tem como objetivo contribuir para a orientação de metodologias sobre o trabalho social com famílias negras, de povos originários e comunidades tradicionais (PCT’s).
O lançamento contará com a presença de Zelma Madeira, assistente social, professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e secretária da Igualdade Racial no Ceará, e Leiriane Araújo, assistente social da Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Maracanaú, atuando na Supervisão Técnica do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF), e professora do curso de Serviço Social do Centro Universitário Fametro.
Para Cobra Preta, uma das autoras da cartilha e assistente social do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Litoral de Aracati, a produção do documento foi necessária porque “as políticas públicas não contemplam, em sua totalidade, as necessidades e particularidades das populações racializadas e etnicamente diferenciadas, marcadas pelo racismo”. Além de Cobra Preta, a cartilha tem a autoria de Duane Brasil e Wanessa Brandão, ambas, também, assistentes sociais.
A produção foi criada a partir das oficinas realizadas no projeto ‘Trabalho Social com famílias negras e relações étnico-raciais’, promovido pela Secretaria de Proteção Social do Ceará (SPS).
SERVIÇO:
O que? Lançamento da Cartilha Trabalho Social com Famílias Negras, Povos Originários e Comunidades Tradicionais no Ceará
Quando? Dia 21 de fevereiro, às 17h30
Onde? No CRESS Ceará (sujeito à lotação do auditório) – Rua Waldery Uchoa, 90, Benfica