NOTÍCIAS

Novidades e informações

Um guia das novidades atualizadas preparadas para você

Interioriza Cress: gestão dá início à descentralização de atividades

20 junho 2023

O Cress Ceará, como uma das estratégias de consolidar a política de interiorização do Conjunto CFESS-CRESS – e também como parte do programa da gestão Nosso Sonhar Resiste nos Laços que nos fazem Nós (2023-2026) -, realizou em vários municípios eventos em comemoração pelo dia da/o Assistente Social e a entrega de DIP, nos meses de maio e junho.

As/os profissionais de Juazeiro do Norte, Sobral, Tianguá, Iguatu, Acopiara participaram de palestras com o tema ‘Serviço Social, necessário para o Brasil’, momento em que puderam trocar experiências e debater a temática principal da campanha anual do Conjunto CFESS/CRESS. Além desses municípios, em Crateús, Limoeiro do Norte, Aracati, Tamboril, Tauá, Icó e Quixadá foram realizadas reuniões de orientação profissional e entregas de DIP. Nesse sentido, o Cress Ceará organizou uma série de eventos por meio dos Núcleos descentralizados, os NUCRESS das regiões.

Além dos municípios que sediaram os eventos e reuniões, participaram profissionais de Cedro, Solonópole, Carius, Jucás, Quixelô, Irapuan Pinheiro, Pedra Branca, Mombaça, Milhã, Ibiapina, São Benedito, Viçosa, Guaraciaba do Norte, Mucambo, Ubajara, Forquilha, Groairas, Carire, Meruoca, Coreau, Alcântara, Massapê.

No próximo dia 22/6, o município do Icó também receberá as comemorações pelo dia da/o Assistente Social. O encontro acontecerá na Secretaria de Cultura (auditório), na Avenida Ilídio Sampaio, 2056 – Centro – Icó, a partir das 8h. O link para inscrição no evento está na bio do Instagram do Cress Ceará.

Para Erilene Alves, coordenadora da Comissão de Interiorização do Cress Ceará, “as ações de interiorização, além de legitimar o Conselho nos municípios, convida a categoria a participar destes espaços de diálogo e é um momento de nos reconhecermos como assistentes sociais regidas/os por um projeto ético político”.

Entre as ações descentralizadas, o fortalecimento dos NUCRESS nas regiões, a realização de Grupos Temáticos e Comitês já existentes em Fortaleza – como GT Anticapacitista e o Comitê de Combate ao Racismo, e a formação de turmas do curso “Ética em Movimento” para as regiões que ainda não foram contempladas.

Parcerias

Segundo Moíza Siberia, conselheira e assistente social que atua na Região Centro-sul, “as parcerias com secretarias e outras instituições no interior são indispensáveis para a realização dos eventos ou de qualquer outra ação realizada pelo Cress Ceará nos municípios”. Para a conselheira, a participação de profissionais de diversos municípios só é possível com essa colaboração.

Para citar algumas dessas cooperações, em Iguatu, colaborou o curso de Serviço Social do IFCE – campus Iguatu, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Cidadania, e a Escola de Saúde Pública. Em Acopiara, a parceria foi com o IFCE – Campus Acopiara e a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. Em Sobral, a Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia, e em Tianguá, a Secretaria de Trabalho e Assistência Social.