NOTÍCIAS

Novidades e informações

Um guia das novidades atualizadas preparadas para você

Dia do Orgulho LGBTQIA+

28 junho 2021

O Dia do Orgulho LGBTQIA+ não é só sobre amar quem você quiser. É sobre o combate à violência, ao preconceito, é a luta pelo acesso ao mercado de trabalho, é pelo apoio familiar, por direitos, segurança e respeito! Temos orgulho de você que batalha pelo seu espaço diariamente. #orgulholgbtqia+

Para entender o dia desse orgulho: O ano era 1969, numa década em que qualquer prática homossexual era considerada crime em muitos lugares do mundo, incluindo os EUA. O único bar da região que recebia pessoas assumidamente gays, em Nova York, era o Stonewall Inn. Mesmo sendo um refúgio, o local era periodicamente invadido por forças policiais que prendiam e discriminavam as/os frequentadores do bar. Numa dessas operações de repressão, a comunidade não os recebeu da mesma forma de sempre e se recusaram a serem invadidos e violentados no seu direito de se divertir. O dia 28 de julho ficou conhecido como o primeiro dia de resistência contra a coerção policial e, mesmo com prisões, o motim iniciado pelo grupo de frequentadores e apoiadores do bar, provocou uma revolução para a comunidade LGBT.

Um ano depois, para comemorarem a rebelião, aconteceu a primeira Parada do Orgulho LGBT, tradição que se espalhou pelo mundo todo, evocando igualdade, respeito e amor.