NOTÍCIAS

Novidades e informações

Um guia das novidades atualizadas preparadas para você

Vacinação para todas e todos: assistentes sociais começam a ser vacinadas/os no Ceará

22 janeiro 2021

O dia 18 de janeiro de 2021 entra para o calendário brasileiro como um dia festivo. Apesar do descaso do Ministério da Saúde em organizar um plano de vacinação eficiente para o país e das tentativas do governo federal de fazer a sociedade acreditar em tratamento precoce contra o vírus da COVID-19 (com o reforço do negacionismo!), a vacina chega ao Brasil e renova as forças da ciência, dos pesquisadores e de quem está na linha de frente no combate à doença. Como é o caso de Thaysa Rodrigues, primeira assistente social a ser vacinada no Ceará. “Para mim, esse momento da vacinação reforça esse sentimento de esperança em dias melhores, em um ano melhor”.

A profissional, que atua no Hospital Leonardo Da Vinci, indica ainda que a vacinação das/dos profissionais de Serviço Social é também um momento de valorização da categoria. “Momento emocionante também pelo nosso reconhecimento como profissionais na linha de frente na Saúde. Sou grata por vivenciar esse avanço da ciência e que nos mostra a importância do nosso Sistema Único de Saúde”, diz Thaysa.

É o que pensa também o assistente social Ailton Alves, que atua na Prefeitura Municipal de Iracema e faz parte da equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB). Para ele, que também já recebeu a primeira dosagem da vacina, “mesmo numa conjuntura de retrocessos, durante um desgoverno e com a fragilidade imposta aos direitos sociais, só existe gratidão à toda produção científica. Isso é SUS!”, vibra o profissional.

A área de Saúde é um dos maiores campos de trabalho das/os assistentes sociais e elas/eles têm papel fundamental na orientação e mobilização durante esse processo de vacinação da população. E o Conjunto CFESS-CRESS defende a VACINAÇÃO JÁ para todas/todos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sem a interferência privada, já que no Brasil a saúde é direito de todas/os e dever do Estado.

Elisandra Rodrigues, primeira assistente social do IJF a ser vacinada, também ressalta essa contribuição estratégica do Serviço Social. “É preciso ser consciente e pensar na coletividade. Nós, enquanto assistentes sociais, nos localizamos na posição de contribuir diretamente na orientação dos usuários e de todos aqueles que nos cercam. É preciso combater as notícias falsas com informações corretas e embasadas na ciência, para melhorarmos o processo de tomada de consciência dos sujeitos”, defende a assistente social.

É o que pensa Elizabeth Amaral, assistente social – também já vacinada – do Hospital São José. “Creio que o nosso próprio depoimento pode ajudar. É pelo diálogo que se consegue estabelecer esta nova relação de confiança na ciência, trazendo à memória de nossos usuários, sua própria relação no passado com a vacinação. Acredito que a onda positiva de depoimentos, imagens e esforços de todos ajudará também a criar um círculo virtuoso em torno desta questão”.

Mais segurança para o exercício profissional

Com as/os primeiras/os profissionais já sendo vacinadas/os, a continuidade no trabalho do Serviço Social na Saúde, e em outros espaços ocupacionais, como nas instituições de longa permanência de idosos, segue seu fluxo com mais segurança. Esse é o sentimento da assistente social Thaysa: “Acredito que todos nós vamos trabalhar com maior segurança, sabendo que estamos tendo avanços para deter a disseminação de um vírus que era totalmente desconhecido, nos possibilitando estar mais próximo dos pacientes hospitalizados”.

Já profissional do Hospital São José, Elizabeth, traz em seu depoimento o convívio de perto com a doença e pensa nos benefícios que isso trará para o seu exercício profissional. “Eu fui acometida por COVID em maio do ano passado, no período de maior mortalidade de COVID no Ceará e vivi as agonias desta terrível doença.  Testemunhei também muitos sofrimentos, na minha vivência profissional, junto a familiares que perderam seus entes queridos. Com a vacina, continuamos a nossa labuta diária, na linha de frente, de onde nunca nos afastamos, mas agora com a confiança de que por todo este ano haveremos de testemunhar a ampliação da oferta de vacinas aumentando a abrangência de seu alcance. Todos merecem se vacinar!”.

O desejo de Elizabeth é o nosso. Entende-se que a vacinação tem que chegar a todas/os as/os profissionais, não somente as/os que estão em contato direto com a doença diariamente, mas os que atendem a população mais vulnerável e que precisam de acesso às políticas públicas (saúde, educação, habitação, assistência social, entre outros).

Mas, para além da vacinação, estamos apenas no início do processo de imunização e todas os protocolos devem continuar sendo seguidos até que a maioria da população seja vacinada pelo SUS com equidade e segurança.

Plano Estadual de Vacinação

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (SESA), o Governo do Ceará concluiu o repasse de doses a todos os 184 municípios para a imunização de parte do grupo prioritário. No dia 18 de janeiro chegaram ao estado 218 mil doses da vacina Coronavac em Fortaleza.

Mas, para Pâmela Santos, assistente social e conselheira do Cress Ceará, as doses são insuficientes. A profissional indica que o Cress Ceará tem recebido denúncias referentes a falta de clareza sobre os critérios para a vacinação e a inclusão dos/as Assistentes Sociais. E a conselheira ainda explica: “A ausência de informações dos gestores das instituições de saúde tem gerado ansiedade entre os/as profissionais do Serviço Social, além de violar o direito a vacinação para todos e todas.

Pâmela ainda reforça que “a nossa intervenção nos coloca diretamente em contato com os/as pacientes e as suas famílias, e em situações de risco e exposição constantes, o Conjunto CFESS-CRESS defende a vacinação para todos/as os/as Assistentes Sociais que atuam na assistência prestada pela política de Saúde no Ceará e no Brasil”.

A conselheira do Cress Ceará indica também a necessidade de autorganização das/dos profissionais nos espaços de trabalho, formando comissões com as/os colegas da categoria, como forma de questionar e reivindicar as respostas necessárias nos locais de atuação da/do assistente social.

Confira aqui os planos Estadual e Municipal de vacinação.