Serviço Social cearense comemora Dia do/a Assistente Social com Sessão Solene e Seminário Comemorativo

Em 2018, o Conselho Regional de Serviço Social 3ª Região/CE traz a filósofa, artista plástica e escritora Márcia Tiburi para encerrar a programação do Seminário Comemorativo ao Dia do/a Assistente Social.

Entre os dias 14 e 16 de maio, assistente sociais de todo o Ceará participam do Seminário Comemorativo ao Dia do/a Assistente Social, promovido anualmente pelo Conselho Regional de Serviço Social 3ª Região/CE em Fortaleza (CE). Com o tema “Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora! Em defesa dos direitos da população e do trabalho profissional com qualidade”, o Seminário é gratuito e acontece na Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), no bairro Aldeota, em Fortaleza (CE), voltado exclusivamente para estudantes e profissionais de Serviço Social.

Logo na segunda, dia 14 de maio, a partir das 17h, acontece Sessão Solene com homenagem a assistentes sociais que contribuíram para a consolidação dos princípios ético-políticos da profissão nestes 25 anos do Código de Ética Profissional do/a Assistente Social. Os/as homenageados/as serão a profa. Dra. Alba Pinho, a profa. Juruena Moura, o assistente social e conselheiro do Cress Ceará Elízio Loiola, a profa. Dra. Rejane Bezerra, a conselheira do Cress Ceará e profa. Dra. Evânia Severiano, a profa. Dra. Lucia Conde e a assistente social Margarida Pinheiro.

Programação do Seminário Comemorativo

Na manhã do dia 15 de maio, o Cress Ceará promove mais uma edição do Fórum Estadual de Supervisão de Estágio com o tema “Atribuições e competências profissionais no contexto da supervisão de estágio”. À tarde, acontece a conferência de abertura “Assistentes Sociais em defesa dos direitos e do trabalho profissional: resistir, ocupar e lutar! Somos classe trabalhadora”, com o prof. Dr. Reinaldo Pontes (UFPa) e a profa. Dra. Elaine Behring (UERJ).

Na manhã do dia 16 de maio, o Cress Ceará, em parceria com os laboratórios de pesquisa do curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará (Uece), promove diferentes mesas temáticas simultâneas a partir do eixo “Golpe na democracia, neoconservadorismo, 25 anos do Código de Ética: lutas e resistência”.

E para finalizar o Seminário, a profa. Dra. Maria Alexandra Mustafá (UFPE) e a profa. Dra. Marcia Tiburi (UNIRIO) discutem a temática “O combate ao fascismo no contexto dos 25 anos do Código de Ética Profissional do/a Assistente Social”.

Valorização da categoria de assistentes sociais

O Seminário Comemorativo é uma forma de valorização da categoria, um espaço de formação e fortalecimento das dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa do exercício profissional e de reafirmação das bandeiras de luta.

A temática deste ano tem o intuito de reforçar o alerta, não só à categoria de assistentes sociais mas a toda classe trabalhadora, que devemos continuar resistindo e lutando contra este cenário de contrarreformas, que se apresenta continuamente, impostas pelo Estado capitalista como uma forma de manutenção das elites no poder e de desmonte das políticas públicas e retirada dos direitos sociais.

As inscrições pela plataforma online Even3 foram encerradas. No entanto, profissionais que ainda desejem se inscrever no evento, podem se dirigir à Unipace, a partir das 8h do dia 15 de maio, para inserir seu nome em lista de espera. O credenciamento dos/as novos/as inscritos/as acontece das 13h às 14h deste mesmo dia. Ainda há vagas para profissionais de Serviço Social

Agenda da profa. Dra. Márcia Tiburi em Fortaleza

Após o encerramento do Seminário Comemorativo ao Dia do/a Assistente Social 2018, a filósofa Marcia Tiburi realiza a palestra “Democracia e Fascismo – Desafios e Perspectivas para o Brasil”, no dia 16 de maio, a partir das 18h30, no Auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), à Av. Treze de Maio, 2081, Benfica. O evento é aberto ao público.

A atividade é resultado de parceria entre o Conselho Regional de Serviço Social da 3ª Região/CE, a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) e o Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE).

Marcia Tiburi

Autora de obras como “Como conversar com um fascista” e “Ridículo Político – Uma investigação sobre o risível, a manipulação da imagem e o esteticamente correto”, Marcia disseca os personagens e as manifestações contemporâneas. Nos livros, a escritora faz reflexões sobre o cotidiano autoritário brasileiro, com o crescimento do discurso fascista, e expõe a cadeia de fenômenos que, na sua visão, colocam a democracia em risco.

Na última sexta, 11 de maio, a autora lançou o livro ”Feminismo em comum”, em Porto Alegre (RS). Composto de uma série de crônicas, o livro convida iniciados – e não iniciados – a pensar mais sobre a sociedade contemporânea, a compreender, refletir e a dar luz às questões feministas.

:: SERVIÇO

>> 14 de maio (segunda)
Local: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Av. Desembargador Moreira, 2807, Dionísio Torres, em Fortaleza/CE)

17h às 19h