“Promover a sustentabilidade da comunidade e do ambiente” é o tema do Dia Mundial de Serviço Social 2017

Toda terceira terça-feira do mês de março, a Federação Internacional de Assistentes Sociais (Fits), em conjunto com demais entidades da categoria, celebra o Dia Mundial de Serviço Social. Este ano, a comemoração acontece no dia 21 de março e tem como tema “Promover a sustentabilidade da comunidade e do ambiente”.

Segundo a entidade, a ideia de trabalhar com esta temática, que faz parte da Agenda Global, é fortalecer a relação entre o desenvolvimento social e sustentabilidade ambiental. “Os quatro temas da Agenda Global estão interligados e todos são igualmente importantes. Não há como proteger as pessoas em perigo social, econômico e /ou político sem também olhar para o seu ambiente físico, natural e construído. É imperativo que reconheçamos que esses vínculos são inseparáveis ao trabalharmos em todos os níveis para enfrentar as injustiças globais, promovendo a sustentabilidade comunitária e ambiental” diz o site da entidade.

Para comemorar a data e, principalmente, dar visibilidade à profissão, a Fits tem o costume de publicar um vídeo com uma mensagem da entidade para os povos do mundo inteiro. Mas neste ano, a ação ficou também sob a responsabilidade das entidades parceiras que, em cada país, estão lançando vídeos em diferentes idiomas para falar sobre a profissão.

Confira o vídeo que o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) produziu para este dia com a participação da vice-presidenta do CFESS e coordenadora da Comissão de Relações Internacionais, Esther Lemos.

Assista também a mensagem da presidenta da Fits, Ruth Stark, e de outras assistentes sociais representando entidades pelo mundo afora, como Silvana Martinez e Larry Alicea, representantes da Fits América Latina e Caribe (Fits-ALC), além da presidente da Associação Internacional de Escolas de Serviço Social (Aiets), Anna Maria Campanili.

Confira todos os vídeos CLICANDO AQUI.

Tema já faz parte da agenda do Conjunto CFESS-CRESS

É preciso ressaltar que a temática trazida este ano pela Fits já foi alvo de debate do Conjunto CFESS-CRESS. Em 2012, o CFESS lançou um manifesto em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, pincelando a questão, mas com um olhar mais crítico. “Não há como acreditar na falácia do ‘capitalismo verde’. Sabemos que todas as vezes que nos colocarmos contra o latifúndio, a agroindústria, as madeireiras e os piratas estrangeiros que pilham a nossa biodiversidade, seremos duramente contra-atacadas pelo próprio Estado que, atuando prioritariamente a serviço do capital, criminaliza os movimentos sociais com suas práticas de luta e de resistência”, diz trecho do documento.

Fonte: Conselho Federal de Serviço Social