Pré-Conferências Regionais de Assistência Social já estão agendadas em Fortaleza (CE)

As Conferências Regionais e Municipais devem acontecer até o final de julho. Todos/as estão convidados/as a participar.

Neste mês de julho, acontecem as Pré-Conferências Regionais de Assistência Social em diferentes Regionais de Fortaleza (CE). Ao todo, serão quatro Pré-Conferências, sendo a primeira na próxima terça (11/7), das 8h às 17h, no auditório da Secretaria Regional – SER III, localizado à av. Jovita Feitosa, 1264, no bairro Parquelândia. O Conselho Regional de Serviço Social 3ª Região/CE convida todos/as os/as assistentes sociais a participar.

É pauta histórica do Conjunto CFESS/CRESS a inserção da categoria na Conferência Nacional de Assistência Social. Para a presidenta da Cress/CE, Leiriane Araújo, torna-se ainda mais importante a participação dos/as assistentes sociais nesse momento porque eles/as “são envolvidos diretamente e historicamente na luta e na defesa da Política de Assistência Social enquanto política pública”.

Tal participação se faz ainda mais necessária em um período de recrudescimento de direitos sociais, especialmente no que tange a Política de Assistência Social no Brasil. Em Fortaleza (CE), recentemente, o Cress/CE lançou nota denunciando o sucateamento da Assistência Social do município, no que tange tanto às atividades junto aos usuários/as, como na estrutura dos serviços e quanto aos trabalhadores/as, que vêm enfrentando uma série de demissões em massa.

“É justamente no momento em que nós estamos debatendo e avaliando, deliberando ações e propostas que nortearão a política, que se vê a necessidade dos assistentes sociais estarem organizados tanto como sociedade civil como trabalhadores do SUAS”, reforçou Leiriane.

Etapas Regionais em Fortaleza (CE)

A segunda Pré-Conferência Regional em Fortaleza (CE) será no dia 13 de julho, no auditório Paulo Petrola, na Universidade Estadual do Ceará (Uece), no âmbito da SER IV. Em seguida, é a vez da SER V receber a Pré-Conferência no auditório do CUCA Mondubim. A última Pré-Conferência do mês será na SER II, no auditório térreo da Unichristus, no bairro Cocó.

A Conferência Municipal de Assistência Social em Fortaleza (CE) deve ser realizada até o final de julho. A etapa estadual acontece em outubro e a nacional em dezembro. Em todo o estado do Ceará, diversos municípios estão organizando suas etapas regionais e municipais. É importante que cada assistente social confira os calendários disponibilizados/as e participem, a fim de que possam, além de sugerir propostas, integrarem as próximas etapas como delegados.

A Conferência Nacional de Assistência Social

Para este ano, o tema da 11ª Conferência Nacional de Assistência Social é “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS” e será realizada no período de 5 a 8 de dezembro de 2017, em Brasília (DF). Municípios e estados de todo o país estão em processo de articulação de suas conferências, com o intuito de eleger delegados e propostas para a etapa nacional.

O Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), responsável por convocar as Conferências, disponibilizou os Eixos de discussão para as etapas, que são:

EIXO 1 – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais.
EIXO 2: Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS.
EIXO 3: Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais.
EIXO 4: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

A definição de cada um dos Eixos e seus conteúdos foi elaborada em diálogo com o II Plano Decenal de Assistência Social (2016-2026).

Confira os informes do CNAS

INFORME CNAS Nº 01/2016
Informe-01/2016-Recomendações-aos-CAS-acessibilidade
Trata sobre acessibilidade nas Conferências de Assistência Social