Nota de desagravo público contra discurso do Deputado Distrital Rodrigo Delmasso do PRB

No dia 07 de setembro de 2019, o Deputado Distrital Rodrigo Delmasso, em seu perfil oficial da rede social Instagram – IGTV, identificado por @deputadodelmasso, publicou vídeo onde ofende diretamente a honra profissional das/dos assistentes sociais, declarando que o exercício da profissão teria desempenho inferior e incomparável aos trabalhos desempenhados pelos diligentes da comunidade religiosa (voluntários) da qual faz parte.

Segundo notas taquigráficas da Câmara Legislativa do Distrito Federal, da Sessão do dia 04 de setembro de 2019, o deputado proferiu a seguinte fala:

“Aqui quero repetir: a minha igreja, no Setor Sudoeste, tempos atrás fez uma grande ação e 47 pessoas deixaram de se suicidar. Quero citar outras igrejas que fazem trabalho de evangelismo todos os dias e impedem o suicídio. Diga-me qual é o assistente social… Eu desafio! Um líder de célula da minha igreja, que tem 17 anos de idade, já salvou mais vidas do que qualquer assistente social pago pelo governo. Eu desafio. Um obreiro, um diácono de qualquer igreja já salvou mais vidas do que um assistente psicossocial do CAPS, pago pelo governo! Eu desafio e coloco aqui números!”

Em se tratando de um nítido desrespeito e insulto a todos/as Assistentes Sociais (…) foi produzida a Nota de Desagravo Público em defesa da categoria profissional dos assistentes sociais do Distrito Federal, onde transparecesse o total repúdio a declaração do parlamentar, em defesa da profissão e da laicidade do Estado.

(crédito: CRESS DF)8