A+ A-

Mulheres realizam ato unificado pelo fim da violência neste domingo

Image

Coletivos feministas, artistas e ativistas realizarão um ato unificado contra a escalada de feminicídios e toda forma de violência contra as mulheres, neste domingo, 25, às 15 horas. O ato terá concentração no Espigão da Rui Barbosa e realizará trajeto até a Praia do Lido (Praia dos Crush), onde haverá leitura de manifesto e apresentações culturais.

O evento é parte da agenda do Dia Internacional da não violência contra a mulher, uma data de visibilidade mundial que busca sensibilizar para o combate ao machismo, ao patriarcado e à misoginia. É, acima de tudo, um dia de mobilização pela vida das mulheres.

A violência contra a mulher tem crescido assustadoramente. No Brasil, uma mulher é assassinada a cada duas horas e a cada 10 minutos uma mulher é estuprada, segundo os dados do 12º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. E o último relatório da OMS indica o Brasil na 7ª posição entre as nações mais violentas para as mulheres de um total de 83 países. Essa violência tem cor. O Brasil mata 71% mais mulheres negras do que brancas.

No Ceará, mais de 300 mulheres foram assassinadas até o mês de agosto do presente ano. É um crescimento de 91%, se comparado com o mesmo período de 2017, segundo o Instituto Maria da Penha.

Nesse contexto, intensificar a luta contra o machismo, o feminicídio, a misoginia e o racismo é muito importante. E é este objetivo que nos guia no ato que será realizado dia 25.

Infelizmente, o crescimento das ideias conservadoras e de extrema-direita direita, processo materializado na eleição de um presidente que incentiva o ódio e a desigualdade de gênero, representa maiores riscos à vida das mulheres. É contra tudo isso e pela vida das mulheres que caminharemos, cantaremos e compartilharemos experiências no evento cultural.

:: SERVIÇO
Ato unificado pelo fim da violência contra as mulheres.
Quando? 25 de novembro, às 15 horas.
Onde? Concentração no Espigão da Rui Barbosa.

* Release de construção coletiva.

Compartilhe