A+ A-

Livro “Drogas e Proteção Social: os desafios da intersetorialidade” é lançado na próxima segunda (15/5) na programação do Seminário Comemorativo ao Dia do/a Assistente Social 2017

Image

O livro é resultado de uma pesquisa realizada na cidade de Iguatu (CE) nos anos de 2014 e 2015 e buscou compreender as respostas institucionais ofertadas, ou não, pela Prefeitura de Iguatu às demandas sociais geradas pelos/as usuários/as de drogas e seus familiares.

Na próxima segunda, dia 15 de maio, a partir das 18h, o livro “Drogas e Proteção Social: os desafios da intersetorialidade”, organizado pelos assistentes sociais Cynthia Studart e André Menezes, será lançado como parte da programação do Seminário Comemorativo ao Dia do/a Assistente Social 2017, no Hotel Oásis Atlântico, localizado à av. Beira Mar, 2500, bairro Meireles, em Fortaleza (CE). Alguns exemplares serão sorteados gratuitamente.

A obra apresenta uma abordagem antiproibicionista e antimanicominal no trato da “questão das drogas” e de sua relação com as políticas sociais, compreendendo-a na perspectiva dos direitos sociais e humanos. A análise é referenciada por um firme posicionamento profissional e político contrário à criminalização dos/as usuários/as de drogas e em defesa da redução de danos nas ações intersetoriais de atendimento e acompanhamento desses e de seus familiares, considerando-os como sujeitos de direitos e protagonistas das suas próprias histórias.

O livro é resultado da Pesquisa “A Proteção Socioassistencial para usuários de drogas e suas famílias: os desafios da intersetorialidade”, financiada pelo MDS/Cnpq e do Projeto de Extensão “Rede Integrada sobre Drogas de Iguatu” financiado (MEC-PROEXT), ambos realizado pelo Núcleo de Pesquisa sobre Educação, Serviço Social e Políticas Sociais (NEPSSS) do IFCE.

A obra foi produzida em parceria interinstitucional com professores da UECE e do LAPES com estudos na área de Estado e Questão Social, a saber: Professora Maria Cristina de Queiroz Nobre e Professor Estênio Ericson de Azevedo Botelho. Conta ainda como co-autores estudantes do Mestrado Acadêmico em Serviço Social (MASS/UECE).

:: SERVIÇO
Livro “Drogas e Proteção Social: os desafios da intersetorialidade” é lançado na próxima segunda (15/5) na programação do Seminário Comemorativo ao Dia do/a Assistente Social 2017
Quando: 15 de maio de 2017, às 18h
Onde: Hotel Oásis Atlântico Imperial (Av. Beira Mar, 2.500, Meireles, Fortaleza/CE)

Confira a programação completa do Seminário:

DIA 15

8h
CREDENCIAMENTO para o Fórum de Estágio

9h às 12h
Fórum de Estágio: Dos limites e das possibilidades da prática profissional no contexto atual
Andrea Pacheco – Representante de Supervisores de Campo de Estágio

11h
CREDENCIAMENTO para o Seminário Comemorativo ao Dia do/a Assistente Social 2017

14h30
Abertura do Seminário

15h às 18h
Mesa “Na luta de classe não há empate: assistente social profissional em defesa das liberdades democráticas e dos direitos sociais”
Integrantes: Lúcia Lopes (UnB), Elizabeth Rodrigues (CEAS) e Ana Paula Silveira (FAC)
Mediação: Evânia Severiano

18h
Atividade Cultural e lançamento do livro “Drogas e Proteção Social: os desafios da intersetorialidade”. Autores: André Menezes e Cynthia Studart.

DIA 16

9h às 11h30
Mesa “100 anos da Revolução Russa: o que nos resta da história?”
Integrantes: Adelaide Gonçalves (UFC) e Cristiane Porfírio (Uece)
Mediação: Estênio Azevedo (Cress/CE)

14h30 às 17h
Mesa “E agora José? Dos rumos possíveis para o Brasil e para a classe trabalhadora hoje”
Integrantes: Marcelo Braz (UFRJ) e Cristina Nobre (Uece)
Mediação: Jossuleide Cavalcante (Cress/CE)

17h
Realizações da Gestão “Só A Luta Faz Valer”

17h30
Atividade Cultural e Posse da nova Gestão Triênio 2017-2020 do Cress/CE

Mais informações pelos telefones (85) 3243.8700, (85) 3283.7139 e (85) 99985.0969.

Compartilhe