Interioriza Cress chega ao Sertão Central nesta sexta (29/9) com palestra sobre o impacto da conjuntura atual para o Serviço Social brasileiro

Ao todo, são 100 vagas para profissionais e 30 para estudantes e as inscrições devem ser realizadas pelo site do Cress Ceará. O evento terá como palestrante a profa. Dra. Cristina Nobre (Uece).

O Conselho Regional de Serviço Social 3ª Região/CE promove nesta sexta (29/9) um dia de atividades em Quixadá (CE) pelo projeto “Interioriza Cress”. Pela manhã, a partir das 8h, profissionais e estudantes de Serviço Social inscritos/as participam da mesa “As implicações da conjuntura atual para o Serviço Social brasileiro”, com a profa. Dra. Maria Cristina Queiroz Nobre (UECE), na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central. As inscrições devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico disponível a partir das 7h desta quarta (27/9).

INSCREVA-SE AQUI CASO SEJA PROFISSIONAL

INSCREVA-SE AQUI CASO SEJA ESTUDANTE

Ainda como parte da programação da manhã, haverá a criação de um grupo temático do Cress Ceará na Região Central de acordo com as pautas sugeridas pelos/as profissionais de Serviço Social da localidade. À tarde, o evento é voltado exclusivamente para profissionais que foram anteriormente convidados/as. Será o momento de orientação e entrega de cédulas e carteiras profissionais a assistentes sociais habitantes da região.

Implicações da conjuntura no Serviço Social

A discussão da manhã é extremamente importante para a atuação do/a assistente social. Para a profa. Dra. Cristina Nobre, e conselheira vice-presidenta do Cress Ceará, “a gente está vivendo um impacto muito grande de contrarreformas em termos de direitos sociais e trabalhistas. Isso tende a agravar a questão social e reduzir a capacidade do Estado em responder a essas diferentes desigualdades que vão sendo construídas nesse quadro”.

Ainda de acordo com a profa. Cristina Nobre, o impacto é também preocupante nas formas de trabalho do/a assistente social. “É o próprio assistente social como trabalhador que vai ser impactado pela precarização das condições de trabalho, pela redução das perspectivas de trabalho no próprio âmbito do Estado, já que estão reduzindo os direitos”, concluiu a profa. Dra. Cristina Nobre reforçando que as implicações devem ser reconhecidas pelo/a profissional.

A profa. Dra. Cristina Nobre é graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), é mestre e doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Realizou Estágio de Doutoramento no Exterior (bolsista da Capes) na Universidade Autônoma do México (UNAM) e Estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação/Faculdade de Serviço Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). É professora do Curso de Graduação em Serviço Social e no Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social, vinculada à linha de pesquisa Estado, Questão Social e Serviço Social, na Uece.

Interioriza Cress

O projeto “Interioriza Cress” prevê o fortalecimento da articulação dos/as assistentes sociais que atuam em municípios do interior do estado. É o resultado de um compromisso firmado entre a gestão “Nossa voz na rua vem para lutar” e a categoria, para todo o triênio 2017-2020, que continuará com diversas agendas de formação e debates em diferentes regiões do Ceará, a partir das demandas levantadas pelos/as próprios profissionais.

Programação completa

Data: 29 de setembro de 2017
Horário: 8h às 17h
Local: Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, em Quixadá (CE)