GT Direitos e Políticas Sociais discute desafios do Serviço Social frente ao próximo período e traça perspectivas para 2019

Cerca de 40 pessoas, entre profissionais e estudantes de Serviço Social, participaram da atividade no auditório da Secretaria da Assistência Social de Iguatu (CE).

Com uma discussão acerca da temática “Ética, exercício profissional e desafios para o próximo período” e uma retrospectiva das principais ações desenvolvidas pelo Cress Ceará, por meio do Nucress Iguatu, na Região Centro-Sul, profissionais e estudantes de Serviço Social contaram com mais uma edição do Grupo Temático – GT Direitos e Políticas Sociais, na última quarta (12), desta vez com a participação da profa. Dra. Cynthia Studart, conselheira do Cress Ceará e professora do IFCE Campus Iguatu.

O GT Direitos e Políticas Sociais já acontece, mensalmente, desde setembro de 2017, em Iguatu (CE), e faz parte de um conjunto de ações promovidas pelo Conselho Regional de Serviço Social 3ª Região/CE, por meio do projeto Interioriza Cress, criado pela gestão “Nossa voz na rua vem para lutar”, como uma forma de fortalecer a interiorização das atividades do Cress Ceará nos municípios do interior do Ceará.

Ainda durante a atividade de dezembro, já pensando no calendário de ações para o próximo ano, e em diálogo com a temática discutida nesse encontro, o Nucress Iguatu realizou um levantamento de sugestões de questões pertinentes ao exercício profissional de Serviço Social para serem construídas por meio do GT no ano de 2019.

Keile Pinheiro, assistente social conselheira do Cress Ceará e uma das mobilizadoras do Nucress Iguatu, avalia o GT como fundamental para o fortalecimento da categoria no interior do Ceará. “Essa construção é desafiadora assim como construir qualquer atividade de resistência na nossa sociedade. Tem sido um espaço construído com muita criatividade, muito companheirismo, com muita responsabilidade, e com o intuito de levar, com o compromisso de tentar fortalecer essa nossa categoria de Serviço Social, uma educação permanente a diversos lugares onde nossa categoria está inserida”.

Em Iguatu (CE), o Cress Ceará conta com a parceria da Residência Integrada em Saúde (RIS), do Fórum Municipal de Trabalhadoras(es) do SUAS de Iguatu (FMTSUAS) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Iguatu e, em dezembro, contou também com o apoio da Prefeitura Municipal de Iguatu, por meio da Secretaria da Assistência Social.