Gestão “Nossa voz na rua vem para lutar” toma posse no Seminário Comemorativo ao Dia do/a Assistente Social 2017

Assistentes Sociais de diferentes cidades do Ceará puderam acompanhar a programação e participar da posse da nova gestão.

No dia 16 de maio, a nova gestão do triênio 2017-2020 para o Conselho Regional de Serviço Social 3ª Região/CE “Nossa voz na rua vem para lutar” assumiu durante o Seminário Comemorativo ao Dia do/a Assistente Social, promovido pelo Cress/CE. A posse aconteceu no encerramento do Seminário, que contou com diferentes mesas refletindo a temática do ano instituída pelo Conjunto CFESS CRESS “Na luta de classes não há empate”. O evento aconteceu no Hotel Oásis Atlântico Imperial, em Fortaleza (CE).

Na segunda, dia 15 de maio, o dia começou com o Fórum de Estágio: Dos limites e das possibilidades da prática profissional no contexto atual, com a assistente social Andrea Pacheco (ABEPSS). À tarde, aconteceu a Abertura do Seminário que contou com a participação da Conselheira Presidenta do Cress/CE, Jossuleide Cavalcante, com a Presidenta do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Ceará (SASEC), Roseli Ferreira, com a representante da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), Andrea Pacheco, e a representante da Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social (ENESSO), Amanda Lima.

A primeira mesa do Seminário discutiu a temática “Na luta de classe não há empate: assistente social profissional em defesa das liberdades democráticas e dos direitos sociais”, e contou com as assistentes sociais e professoras Lúcia Lopes (UnB), Elizabeth Rodrigues (CEAS) e Ana Paula Silveira (FAC), com a mediação de Evânia Severiano. À noite, os participantes contaram com o lançamento do livro “Drogas e Proteção Social: os desafios da intersetorialidade”, dos autores André Menezes e Cynthia Studart.

Na manhã do dia 16, os/as professores/as Cristiane Porfírio (Uece) e Estênio Azevedo (Uece) integraram a mesa “100 anos da Revolução Russa: o que nos resta da história?”. À tarde, foi a vez dos palestrantes Marcelo Braz (UFRJ) e Cristina Nobre (Uece) participarem da mesa “E agora José? Dos rumos possíveis para o Brasil e para a classe trabalhadora hoje”, com a mediação de Elizabeth Rodrigues (Cress/CE). Ao final do Seminário, a Gestão “Só A Luta Faz Valer” apresentou as atividades do triênio 2014-2020 e empossou a nova Gestão Triênio 2017-2020 do Cress/CE “Nossa voz na rua vem para lutar”.

Nossa voz na rua vem para lutar

A partir desta terça (16/5), novos/as conselheiros/as tomaram posse do Cress/CE com a Gestão “Nossa voz na rua vem para lutar” para o Triênio 2017-2020. A posse ficou marcada pela participação de todos/as os/as conselheiros/as que promoveram uma mística em que cada uma entoava uma palavra de ordem destacando os desafios da nova gestão. Para a conselheira presidenta Leiriane de Araújo, o compromisso da gestão com a categoria deve acompanhar a participação e engajamento dos/as próprios profissionais do Serviço Social.

“Hoje, nós assumimos com um coletivo de 18 pessoas mas também com todos e todas os assistentes sociais do Estado do Ceará. Muitas vezes, o problema da democracia representativa é que ela traz a ideia de que eu não preciso fazer nada. Dessa forma, atribuo ao outro essa função e responsabilidade. Por isso que estou dizendo que nós assumimos hoje com todos vocês”, destacou Leiriane de Araújo.

Em seguida, a presidenta conselheira destacou também que a gestão que assume será uma gestão de continuidade ao projeto ético-profissional do assistente social em conjunto com as entidades representativas, Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), a ABPESS e a Enesso. “Será uma gestão de continuidade do nosso projeto mas não de continuismo, no sentido de que cada coletivo tem uma dinâmica própria de funcionamento e caminhada”, finalizou Leiriane.

Conheça a Gestão “Nossa voz na rua vem para lutar” para o Triênio 2017-2020 do Conselho Regional de Serviço Social – 3ª Região/Ceará

Presidente – Leiriane de Araújo Silva
Vice-presidente – Maria Cristina Queiroz Nobre