FETSUAS/Ceará promove IV Encontro Estadual de Trabalhadores do SUAS nesta sexta (22/9)

A expectativa é que cerca de 160 trabalhadores/as da Política de Assistência Social participem da programação que traz como tema “Assistência Social no contexto das contrarreformas: os impactos para os trabalhadores do Suas”.

Nesta sexta-feira, dia 22 de setembro, das 8h às 16h, o Fórum Estadual dos/as Trabalhadores/as do SUAS – FETSUAS/Ceará promove o IV Encontro Estadual de Trabalhadores do SUAS no auditório Paulo Petrola da Universidade Estadual do Ceará (Uece), localizado à av. Dr. Silas Munguba, 1700, no bairro Parangaba, em Fortaleza (CE). O evento é gratuito e voltado para pessoas que atuam no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Interessados/as já se inscreveram em formulário anteriormente disponível no site do Cress Ceará.

Este ano, o evento traz como tema “Assistência Social no contexto das contrarreformas: os impactos para os trabalhadores do SUAS”. Seguindo a temática central das Conferências de Assistência Social, “Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS”, o FETSUAS/Ceará espera promover o debate sobre o desmonte do Suas e as estratégias de fortalecimento da Política de Assistência Social. Este momento é também uma preparação para a Conferência Estadual de Assistência Social que acontece em outubro.

Pela manhã, acontece a abertura da programação, com a psicóloga Andrea Esmeraldo, representando Fórum Nacional de Trabalhadores do SUAS e entidades do FETSUAS, e a leitura do Regimento Interno do FETSUAS. A partir das 10h, os participantes contam com a palestra “A Assistência Social no contexto das contrarreformas: os impactos para os trabalhadores do SUAS” proferida pela profa. Dra. Ieda Castro (IESB/DF) e mediada pela presidenta do Cress Ceará, Leiriane Araújo. À tarde, é a vez dos Grupos de Trabalho e socialização dos GTs e Comissões.

O Fórum Estadual dos/as Trabalhadores/as do Suas – FETSUAS/Ceará é um espaço coletivo, autônomo, apartidário, sem personalidade jurídica e sem vínculos governamentais, de organização política das/os trabalhadoras/es do SUAS no estado do Ceará. Tem como função principal fomentar a articulação política e representar o coletivo das/os trabalhadoras/es nas instâncias de discussão, deliberação, pactuação, controle e gestão do SUAS no Ceará.

O IV Encontro Estadual de Trabalhadores do SUAS é uma realização do FETSUAS/Ceará com o apoio do Conselho Regional de Serviço Social da 3ª Região/Ceará (Cress/CE), Conselho Regional de Psicologia da 11º Região (CRP 11), Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 6ª Região (Crefito-6), Sindicato dos Assistentes Sociais do Ceará (SASEC) e do Sindicato dos Psicólogos do Ceará (PSINDCE).

Programação completa

8h – Credenciamento
9h – Mesa de Abertura com Andrea Esmeraldo (Fórum Nacional de Trabalhadores do SUAS e entidades do FETSUAS)
9h30 – Leitura do Regimento Interno do FETSUAS