A+ A-

Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia é celebrado neste dia 5 de junho

Image

Hoje, dia 5 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia.

Esta é uma data que inspira, além da necessária reflexão sobre o momento em que vivemos, a ação coletiva e individual. É preciso agir agora para minimizar os impactos da sociedade de hoje sobre as futuras gerações. Furacões, enchentes devastadoras, deslizamentos de barrancos, degelo de calotas polares não são por acaso. E o ser humano é um dos agentes dessa mudança climática.

Em 2012, o CAIT Explorador de Dados Climáticos apresentou os dez países que mais emitem gases do efeito estufa. Eles representam mais de dois terços do total global de emissões. O maior poluidor é a China, com 22,44% das emissões globais. O Brasil está em sétimo lugar, com 3,83% das emissões, resultantes da agricultura e da produção de energia.

Todos precisamos ajudar, direta ou indiretamente, para que as sociedades caminhem rumo à sustentabilidade, gerando harmonia entre desenvolvimento socioeconômico e conservação da natureza. Ações individuais e coletivas devem primar pelo consumo consciente no dia a dia. A iniciativa privada deve, além investir na conservação do meio ambiente, assumir uma postura de responsabilidade socioambiental, renovando suas cadeias produtivas.

É preciso um esforço conjunto! O Conselho Regional de Serviço Social 3ª Região/CE apoia esta causa!

Compartilhe