Cress/CE integra audiência pública sobre política antimanicomial na Assembleia Legislativa do Ceará nesta terça, 30 de maio

Nesta terça-feira, dia 30 de maio, a partir das 14h, a assistente social e conselheira do Conselho Regional de Serviço Social 3ª Região/CE, Marcia Lustosa, integra audiência pública para discutir a política antimanicomial, no complexo das comissões da Assembleia Legislativa do Ceará. Márcia Lustosa também representa o Fórum Cearense de Luta Antimanicomial. Assista a audiência pública AO VIVO clicando AQUI.

O intuito da atividade é debater a reforma do sistema psiquiátrico brasileiro que garante uma nova legislação para o atendimento comunitário, descentralizado, participativo e integral de pacientes na rede de atenção à saúde mental.

A audiência é uma proposta da Deputada Rachel Marques (PT) por meio da comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Casa, e contará, ainda, com a presença da Secretaria de Justiça e Cidadania, Secretaria de Saúde do Estado e do Município, Defensoria Pública do Estado do Ceará e Conselho Estadual de Saúde – Comissão Intersetorial de Saúde Mental.

18 de maio
O dia 18 de maio marca, no Brasil, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que instaurou em 1987 na cidade de Bauru, durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, o Movimento da Luta Antimanicomial, adotando o lema “Por uma sociedade sem manicômios” e inaugurando uma nova trajetória da proposta de Reforma Psiquiátrica Brasileira.