A+ A-

Cress Movimenta lança série de artigos em homenagem aos 25 anos do Código de Ética do/a Assistente Social

Image

O primeiro “Cress Movimenta” de 2018 traz artigo da conselheira Salyanna de Souza Silva com discussão sobre a liberdade.

Em meio às comemorações pelos 25 anos do atual Código de Ética Profissional do/a Assistente Social, o Conselho Regional de Serviço Social 3ª Região/CE lança uma série especial da publicação “Cress Movimenta” trazendo reflexões sobre os 11 princípios fundamentais da categoria. Cada edição será publicada mensalmente pelo Cress Ceará, tendo como início o artigo da conselheira Salyanna de Souza Silva com o título “Liberdade: categoria ética central”.

A reflexão deste primeiro artigo corresponde ao princípio fundamental “Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes – autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais”. O primeiro texto surge especialmente em um contexto em que no Brasil a população tem enfrentado diferentes tipos de intervenções de tolhimento de liberdades.

Para a assistente social Salyanna de Souza, escrever esta discussão “representou uma alegria, uma felicidade tanto pelo fato de estarmos comemorando uma data especial mas também considerando esse contexto de avanço do neoconservadorismo e de posturas antidemocráticas dentro de um escopo maior. Refletir sobre a liberdade é trazer um contraponto frente a todos esses retrocessos que a gente tem vivido cotidianamente”.

A série “Princípios Fundamentais” do Cress Movimenta é apenas uma das ações do Cress Ceará em comemoração aos 25 anos do Código de Ética. Em 2018, já estão na pauta eventos como o Seminário Comemorativo ao Dia do/a Assistente Social, o Seminário Estadual de Assistência Social, o Seminário Estadual sobre o Trabalho do/a Assistente Social na Política sobre Drogas e Saúde Mental, o Encontro Descentralizado Nordeste do Conjunto CFESS CRESS e o Seminário Nacional de Assistência Social.

A próxima edição do Cress Movimenta será lançada em março e discutirá o princípio fundamental “Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo”.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O CRESS MOVIMENTA “LIBERDADE: CATEGORIA ÉTICA CENTRAL”

Compartilhe