“Cress Movimenta” comemora Setembro Azul e Dia Nacional de Luta por Direitos da Pessoa Surda

O Dia Nacional dos Surdos, ou Dia Nacional de Luta por Direitos da Pessoa Surda, é comemorado todos os anos no dia 26 de setembro.

Com o objetivo de trazer reflexões sobre as lutas por direitos dos movimentos de pessoas surdas, em diálogo com o projeto ético-político do Serviço Social, o Conselho Regional de Serviço Social 3ª Região/CE lança mais um número do “Cress Movimenta”, desta vez com artigo sobre o Setembro Azul. Além do artigo, o Cress Ceará também lança a versão em Libras traduzida pela assistente social Mariana Hora, que é surda e tem experiência com movimentos sociais relacionados às pessoas com deficiência.

São autores/as do artigo o assistente social Estenio Azevedo, doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Filosofia e graduado em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), e professor do Mestrado Acadêmico em Filosofia e do Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social da Uece, e a assistente social Mariana Hora, mestranda em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e servidora pública do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

O dia 26 de setembro foi oficializado por meio do Decreto nº 11.796/2008. A data foi escolhida em homenagem à criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, atualmente conhecida como INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).

CLIQUE AQUI e confira o “Cress Movimenta” com a temática “Setembro Azul e Dia Nacional de Luta por Direitos da Pessoa Surda”.