Cress Ceará traz Marcia Tiburi para Seminário Comemorativo ao Dia do/a Assistente Social

A filósofa, artista plástica e escritora Marcia Tiburi encerra o Seminário com a discussão “O combate ao fascismo no contexto dos 25 anos do Código de Ética Profissional do/a Assistente Social”. A escritora participa, também, de atividade no auditório do IFCE.

Entre os dias 14 e 16 de maio, assistente sociais de todo o Ceará participam do Seminário Comemorativo ao Dia do/a Assistente Social, promovido anualmente pelo Conselho Regional de Serviço Social 3ª Região/CE em Fortaleza (CE). Com o tema “Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora! Em defesa dos direitos da população e do trabalho profissional com qualidade”, o Seminário é gratuito e acontece na Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), no bairro Aldeota, em Fortaleza (CE), voltado exclusivamente para estudantes e profissionais de Serviço Social.

O Seminário Comemorativo é uma forma de valorização da categoria, um espaço de formação e fortalecimento das dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa do exercício profissional e de reafirmação das bandeiras de luta. A temática deste ano tem o intuito de reforçar o alerta, não só à categoria de assistentes sociais mas a toda classe trabalhadora, que devemos continuar resistindo e lutando contra este cenário de contrarreformas, que se apresenta continuamente, impostas pelo Estado capitalista como uma forma de manutenção das elites no poder e de desmonte das políticas públicas e retirada dos direitos sociais.

Ainda há vagas para profissionais de Serviço Social no evento. Mais informações pelo site www.cress-ce.org.br.

Palestrantes do Seminário Comemorativo

Logo na segunda, dia 14 de maio, a partir das 17h, acontece Sessão Solene com homenagem a assistentes sociais que contribuíram para a consolidação dos princípios ético-políticos da profissão nestes 25 anos do Código de Ética Profissional do/a Assistente Social. Os/as homenageados/as serão a profa. Dra. Alba Pinho, a profa. Juruena Moura, o assistente social e conselheiro do Cress Ceará Elízio Loiola, a profa. Dra. Rejane Bezerra, a profa. Dra. Lucia Conde e a assistente social Margarida Pinheiro.

Na manhã do dia 15 de maio, o Cress Ceará promove mais uma edição do Fórum Estadual de Supervisão de Estágio com o tema “Atribuições e competências profissionais no contexto da supervisão de estágio”. À tarde, acontece a conferência de abertura “Assistentes Sociais em defesa dos direitos e do trabalho profissional: resistir, ocupar e lutar! Somos classe trabalhadora”, com o prof. Dr. Reinaldo Pontes (UFPa) e a profa. Dra. Elaine Behring (UERJ).

Na manhã do dia 16 de maio, o Cress Ceará, em parceria com os laboratórios de pesquisa do curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará (Uece), promove diferentes mesas temáticas simultâneas a partir do eixo “Golpe na democracia, neoconservadorismo, 25 anos do Código de Ética: lutas e resistência”.

E para finalizar o Seminário, a profa. Dra. Maria Alexandra Mustafá (UFPE) e a profa. Dra. Marcia Tiburi (UNIRIO) discutem a temática “O combate ao fascismo no contexto dos 25 anos do Código de Ética Profissional do/a Assistente Social”.

Agenda da profa. Dra. Márcia Tiburi em Fortaleza

Após o encerramento do Seminário Comemorativo ao Dia do/a Assistente Social 2018, a filósofa, artista plástica e escritora Marcia Tiburi realiza a palestra “Democracia e Fascismo – Desafios e Perspectivas para o Brasil”, no dia 16 de maio, a partir das 18h30, no Auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), à Av. Treze de Maio, 2081, Benfica. O evento é aberto ao público.

A atividade é fruto de parceria entre o Conselho Regional de Serviço Social da 3ª Região/CE, a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) e o Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE). Na oportunidade, também será realizado o lançamento da IX Marcha dos Servidores Municipais do Ceará, que este ano leva o tema: “Em defesa da democracia e dos serviços públicos frente à criminalização dos que lutam”.

Marcia Tiburi

Autora de obras como “Como conversar com um fascista” e “Ridículo Político – Uma investigação sobre o risível, a manipulação da imagem e o esteticamente correto”, Marcia disseca os personagens e as manifestações contemporâneas. Nos livros, a escritora faz reflexões sobre o cotidiano autoritário brasileiro, com o crescimento do discurso fascista, e expõe a cadeia de fenômenos que, na sua visão, colocam a democracia em risco.

A filósofa tem percorrido o país também criticando os episódios que levaram a retirada de Dilma Rousseff do poder e colocando-se contra os retrocessos do governo Temer. Em suas manifestações, discorre sobre a necessidade de “barrar o ódio disseminado na sociedade”, contra as mulheres, contra os negros e contra a classe trabalhadora.

Marcia Tiburi é uma das intelectuais brasileiras que tem repudiado a prisão do ex-presidente Lula, desde o dia 7 de abril, em Curitiba (PR). “A sua prisão vai ser um ato de violência radical à Constituição e ao sentido do Direito e da Justiça. Vamos pensar na presunção de inocência, porque hoje é Lula e amanhã pode ser você”, disse ela em ato em São Bernardo do Campo na véspera da detenção do petista.

Programação completa do Seminário Comemorativo ao Dia do/a Assistente Social

14 de maio (segunda)
Local: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Av. Desembargador Moreira, 2807, Dionísio Torres, em Fortaleza/CE)

17h às 19h