A+ A-

Cress Ceará publica nota de pesar pela perda da pesquisadora Ana Maria Medeiros da Fonseca

Image

O Conselho Regional de Serviço Social 3ª Região/CE lamenta a perda da profa. Dra. Ana Fonseca, cearense e idealizadora do Programa Bolsa Família durante a primeira gestão do Governo Lula. Sua contribuição é inestimável para os programas de transferência de renda no Brasil e no planejamento e gestão de políticas públicas voltadas para a população empobrecida.

Ana Maria Medeiros da Fonseca é formada em História, tem mestrado em História Social e do Trabalho, e doutorado em História Social – na área de família e relações de gênero -, pela Unicamp. Em 2004, após desenvolver o Programa Bolsa Família, saiu do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e retornou ao governo em 2011 para idealizar e implantar o Plano Brasil Sem Miséria.

“Questão de Oportunidade” 

Além de uma vasta produção textual, resultado de uma vida dedicada à pesquisa e às políticas públicas, em 2017 Ana Medeiros Fonseca lançou o curta-metragem “Questão de oportunidade” produzido e roteirizado pela pesquisadora, com direção de Verônica Guedes, trazendo depoimentos de cinco jovens sobre as dificuldades do ingresso e permanência na universidade. O filme tem 18 minutos de duração.

Assista

Compartilhe