A+ A-

Cress Ceará promove XXVII Encontro Descentralizado Nordeste do Conjunto CFESS CRESS

Image

Em 2018, o evento acontece em Fortaleza (CE) e traz a temática “Tenha fé no nosso povo que ele resiste, tenha fé no nosso povo que ele insiste”, inspirada na música “Credo”, de autoria de Milton Nascimento.

Entre os dias 3 e 5 de agosto, o Conselho Regional de Serviço Social 3ª Região/CE e o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) promovem, em Fortaleza (CE), o XXVII Encontro Descentralizado Nordeste do Conjunto CFESS CRESS. Preparatório para a etapa nacional de 2018, o local foi escolhido a partir do diálogo entre os Conselhos Regionais do Nordeste no último Encontro Nacional do Conjunto CFESS CRESS, realizado em Brasília (DF), em 2017. O evento acontece no Ponta Mar Hotel, à Av. Beira Mar, 2200, bairro Meireles, e receberá cerca de 100 pessoas, inscritas como delegadas e convidadas, oriundas dos nove estados do Nordeste brasileiro.

Em 2018, os Encontros Descentralizados serão permeados por intensos debates sobre a atual conjuntura brasileira. Com a temática “Tenha fé no nosso povo que ele resiste, tenha fé no nosso povo que ele insiste”, inspirada na música “Credo”, de autoria de Milton Nascimento, o Cress Ceará espera levar o olhar do XXVII Encontro Descentralizado Nordeste do Conjunto CFESS CRESS para o povo brasileiro, reforçando suas resistências e identificando que próximos passos os/as assistentes sociais do Nordeste devem seguir em combate às contrarreformas e aos golpes cotidianos que a população tem sofrido.

A assistente social Wanessa Beleza, conselheira vice-presidenta interina do Cress Ceará, enxerga o Encontro Descentralizado com uma abertura de possibilidades de enfrentamento. “É essencial realizarmos uma análise de conjuntura para que tenhamos clareza do que temos enfrentado na atualidade. Todos os retrocessos que ocorrem não são situações pontuais. Fazem parte de um conjunto de investimentos do grande capital para recuar o crescimento que o país estava promovendo. A análise de conjuntura faz com que a gente ultrapasse o imediato e consiga acertar coletivamente nas possibilidades de enfrentamento ao que temos vivenciado”, explicou Wanessa Beleza.

Anualmente, o Conjunto CFESS CRESS realiza os Encontros Descentralizados por Região. O Descentralizado Nordeste recebe delegados/as eleitos/as – entre conselheiros/as, assessores/as, funcionários/as e profissionais de base – dos estados Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia. Cada Conselho Regional elege seus representantes que devem ser eleitos seguindo a paridade entre gestão do Conselho e profissionais de base. Em 2018, o Cress Ceará, com a gestão “Nossa voz na rua vem para lutar”, sairá com 12 delegados, sendo seis conselheiros/as e seis profissionais de base eleitos/as em Assembleia Geral.

Com o Encontro Descentralizado a estratégia é aproximar os Conselhos e assegurar que cada região, de acordo com suas particularidades e características, possa levar ao Encontro Nacional propostas de ações a serem desenvolvidas pelo Conjunto em âmbito nacional. “Os encontros descentralizados são sempre momentos riquíssimos. O Ceará ganha ao receber este evento na tentativa de garantir uma maior participação tanto dos conselheiros como da base do Conselho. E quanto à categoria é importantíssimo que integre um encontro como esse, que só se conhece quando se participa efetivamente. Além disso, é sempre um prazer receber os nossos companheiros do Nordeste. É um momento de acolhermos os outros estados, que são maravilhosos, e de conseguirmos socializar o que temos feito em nossa região”, destacou a conselheira Wanessa Beleza.

Este é o segundo ano das gestões atuais dos Conselhos Regionais e do CFESS, momento em que, seguindo resolução do Conjunto, é preciso realizar o monitoramento das ações que foram planejadas no primeiro ano. A programação está dividida por eixos respeitando as cada comissão. As propostas elaboradas serão votadas na plenária final e consolidadas para a etapa nacional, que acontece em setembro próximo, em Porto Alegre (RS).

Detalhamento da programação

As inscrições para o XXVII Encontro Descentralizado Nordeste do Conjunto CFESS CRESS serão abertas em breve e os Conselhos Regionais ficarão responsáveis por submeter as informações dos delegados/as e convidados/as em formulário online. O credenciamento para o evento acontece logo no primeiro dia, 3 de agosto, das 8h às 12h. Ainda durante a manhã, as Comissões de Orientação e Fiscalização Profissional (COFI), as Comissões de Inscrição e as Comissões de Comunicação dos Conselhos Regionais de Serviço Social do Nordeste participam de fóruns simultâneos.

À tarde, das 14h às 17h, acontece a mesa de conjuntura “Tenha fé no nosso povo que ele resiste, tenha fé no nosso povo que ele insiste: a conjuntura brasileira em tempos de resistência”, com a participação de Valério Arcary (sociólogo, historiador e professor titular aposentado do IFSP) e Antônia Ivaneide – Neném (MST). A programação segue a partir das 18h com as orientações sobre a metodologia do XXVII Encontro Descentralizado Nordeste do Conjunto CFESS CRESS e informes do GT Bandeiras de Luta. O primeiro dia do Descentralizado Nordeste será encerrado com a noite cultural “Cantar semeando um sonho que vai ter de ser real”.

No sábado (4/8), a programação segue com as plenárias por eixo. Pela manhã, a partir das 9h, os debates serão divididos nos eixos “Comissões de Orientação e Fiscalização Profissional (COFI)” e “Administrativo-financeiro”. À tarde, a partir das 14h, “Ética e Direitos Humanos” e “Seguridade”. E à noite, das 18h às 21h, as discussões seguem a partir dos eixos “Formação Profissional e Relações Internacionais” e “Comunicação”. O Descentralizado Nordeste continua no domingo (5/8), das 9h às 12h, com a Plenária Final, momento em que as propostas dos eixos serão votadas e consolidadas para a Etapa Nacional. A partir das 14h, os/as delegados/as e convidados/as realizam a avaliação do evento.

ATENÇÃO! O Cress Ceará solicitou aos Conselhos que enviassem informações acerca de possíveis interessados/as no Espaço Infantil durante o evento. Como a resposta foi negativa, não haverá o referido espaço no Encontro Descentralizado.

Local do Descentralizado Nordeste

XXVII Encontro Descentralizado Nordeste do Conjunto CFESS CRESS
Local: Ponta Mar Hotel (Av. Beira Mar, 2200, Meireles, Fortaleza/CE)
Realização: CFESS e Cress Ceará

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

XXVII Encontro Descentralizado Nordeste do Conjunto CFESS CRESS
Local: Ponta Mar Hotel (Av. Beira Mar, 2200, Meireles, Fortaleza/CE)
Realização: CFESS e Cress Ceará

3 de agosto (sexta-feira)

8h às 12h – Credenciamento

9h às 12h – Fóruns simultâneos dos Conselhos Regionais de Serviço Social do Nordeste

1. Fórum das Comissões de Orientação e Fiscalização Profissional
2. Fórum das Comissões de Inscrição
3. Fórum das Comissões de Comunicação

12h às 14h – Intervalo

14h às 17h – Mesa de Conjuntura
“Tenha fé no nosso povo que ele resiste, tenha fé no nosso povo que ele insiste: a conjuntura brasileira em tempos de resistência”, com Valério Arcary (sociólogo, historiador e professor titular aposentado do IFSP) e Antônia Ivaneide – Neném (MST).

17h às 18h – Intervalo

18h – Orientações sobre a metodologia do XXVII Encontro Descentralizado Nordeste do Conjunto CFESS CRESS e informe do GT Bandeiras de Luta

20h – Noite cultural “Cantar semeando um sonho que vai ter de ser real”

4 de agosto (sábado)

9h às 12h – Plenárias por eixo
1. Comissões de Orientação e Fiscalização Profissional (COFI)
2. Administrativo-financeiro

12h às 14h – Intervalo

14h às 17h – Plenárias por eixo
1. Ética e Direitos Humanos
2. Seguridade

17h às 18h – Intervalo

18h às 21h – Plenárias por eixo
1. Formação Profissional e Relações Internacionais
2. Comunicação

5 de agosto (domingo)

9h às 12h – Plenária Final

12h às 14h – Intervalo

14h às 17h – Avaliação e encerramento

Compartilhe