A+ A-

Cress Ceará promove seis Seminários Descentralizados em comemoração do Dia do/a Assistente Social em diferentes regiões do estado

Image

Os eventos são gratuitos e fazem parte da ação “Interioriza Cress” que leva atividades promovidas pelo Conselho Regional de Serviço Social 3ª Região/CE a municípios do interior do Ceará.

O Conselho Regional de Serviço Social 3ª Região/CE está chegando em diferentes municípios do interior do Ceará com a descentralização do Seminário Comemorativo ao Dia do/a Assistente Social. De junho a julho, serão seis eventos para profissionais e estudantes de Serviço Social residentes na Região Centro Sul, no Cariri, Sertão de Crateús, Região Norte, Sertão Central e na Região do Vale do Jaguaribe. A programação será totalmente gratuita e as inscrições devem ser realizadas por meio da plataforma online Even3.

Atenção! Para participar, é necessário que os/as profissionais interessados/as sejam inscritos no Conselho, inserindo seu número no formulário eletrônico. Já os/as estudantes devem inserir, na própria plataforma de inscrição, o seu comprovante de vínculo com a Instituição de Ensino. As inscrições de estudantes e profissionais que não inserirem estes dados poderão ser desconsideradas.

Sobre o Seminário

Com a temática “Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora! Em defesa dos direitos da população e do trabalho profissional com qualidade”, o Seminário Comemorativo é uma forma de valorização da categoria, um espaço de formação e fortalecimento das dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa do exercício profissional e de reafirmação das bandeiras de luta.

O tema deste ano foi aprovado no 46º Encontro Nacional do Conjunto CFESS CRESS, em Brasília (DF), em 2017, e tem o intuito de reforçar o alerta, não só à categoria de assistentes sociais, mas a toda classe trabalhadora, que devemos continuar resistindo e lutando contra este cenário de contrarreformas, que se apresenta continuamente, impostas pelo Estado capitalista como uma forma de manutenção das elites no poder e de desmonte das políticas públicas e retirada dos direitos sociais.

O primeiro Seminário Comemorativo de 2018 foi realizado entre os dias 14 a 16 de maio, na Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), em Fortaleza (CE), foi totalmente gratuito e contou com a presença de cerca de 500 profissionais e estudantes de Serviço Social. Foi um evento rico de debates, formações e trocas de experiências, com uma programação aberta com Sessão Solene em homenagem a profissionais que construíram os 25 anos do Código de Ética, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, trazendo, também, para conferências e mesas simultâneas, profissionais renomados no cenário nacional.

Centro Sul

O primeiro Seminário Comemorativo descentralizado de 2018, realizado no interior do estado, acontece já em Iguatu (CE), polo da Região Centro Sul, entre os dias 5 e 8 de junho, no IFCE Campus Iguatu. É uma realização conjunta com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) com programação que conta, ainda, com a VII Semana do Serviço Social do IFCE Campus Iguatu. As inscrições continuam abertas para profissionais, por meio do link http://bit.ly/2IFAq2A, e para estudantes e graduados em Serviço Social, do IFCE e de outras instituições, por meio do link https://bit.ly/2wZ4Qrd.

O evento conta com o apoio da Residência Integrada em Saúde (RIS), do Fórum Municipal das Trabalhadoras/es do Sistema Único de Assistência Social (FMTSUAS) e do Centro Acadêmico de Serviço Social (CASS), Associação dos Servidores do IFCE – campus Iguatu (Asseif) e Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica – Sessão Iguatu (Sinasefe-Iguatu).

Região do Cariri

Na Região do Cariri, o Seminário Comemorativo ao Dia do/a Assistente Social acontece durante todo o dia 15 de junho, no Auditório da UniLeão – Unidade CRAJUBAR, localizada à av. Padre Cícero, 2830, no bairro Triângulo, em Juazeiro do Norte (CE). Este é mais um ano em que a atividade contempla também esta região, atingindo profissionais residentes nos municípios próximos.

Ao todo, são 120 vagas, sendo 90 para profissionais e 30 para estudantes de Serviço Social. As inscrições podem ser realizadas a partir do dia 1° de junho pelo link http://bit.ly/seminario-cariri-ceara-2018.

Sertão de Crateús

O Seminário Comemorativo ao Dia do/a Assistente Social será realizado no Sertão de Crateús, no município de Crateús, nos dias 19 e 20 de junho, no IFCE Campus Crateús. Como parte da programação, haverá entrega de Documentação Oficial, Fórum de Estágio, as mesas redondas “Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora!” e “Os instrumentais como garantia de direitos” e apresentação cultural.

Ao todo, são 120 vagas para profissionais e 30 para estudantes de Serviço Social, e as inscrições acontecem a partir do dia 5 de junho, de forma eletrônica, por meio do link http://bit.ly/inscricoes-seminario-crateus-2018. Os certificados serão enviados eletronicamente pela plataforma de inscrição após finalização do evento.

Região Norte

O IV Seminário Comemorativo ao Dia do/a Assistente Social da Região Norte 2018 é uma promoção do Cress Ceará por meio do Núcleo de Interiorização – NUCRESS Região Norte. O evento será realizado nos dias 21 e 22 de junho, no IFCE Campus Sobral, para 120 profissionais e 30 estudantes de Serviço Social.

Os/as participantes contarão, na programação, com o II Fórum de Estágio, com uma palestra de abertura seguindo a temática do evento com a profa. Dra. Zelma Madeira, com Solenidade em comemoração ao Dia do/a Assistente Social, apresentação cultural e entrega de Documentação Oficial para profissionais.

As inscrições acontecem a partir do dia 7 de junho, de forma eletrônica, por meio do link http://bit.ly/inscricoes-seminario-sobral-2018.

Sertão Central

Em Quixadá (CE), polo do Sertão Central do Ceará, o Seminário Comemorativo ao Dia do/a Assistente Social acontece nos dias 26 e 27 de junho. As inscrições acontecem a partir do dia 12 de junho, por meio do link http://bit.ly/inscricoes-seminario-quixada-2018, para 70 profissionais e 30 estudantes de Serviço Social.

Primeiro ano do Seminário no Vale do Jaguaribe

Logo logo, a data do Seminário Comemorativo ao Dia do/a Assistente Social no Vale do Jaguaribe estará disponível, assim como o período de inscrições. O evento tem previsão para a segunda quinzena de julho.

E, em breve, a programação de cada Seminário, em suas diversas regiões, também estarão disponíveis por meio do site www.cress-ce.org.br.

Compartilhe