Cress Ceará participa do VI Seminário Nacional do FNTSUAS. Programação traz a Mostra “SUAS Resiste” e VI Plenária Nacional.

Com a temática “É tempo de Resistência!”, o evento acontece entre os dias 14 e 16 de setembro, em Belém (PA).

Em meio a conjuntura de precarização de direitos sociais e de constantes ataques ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), trabalhadores/as do SUAS de todo o Brasil participam do VI Seminário Nacional do FNTSUAS – Fórum Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras do SUAS. O evento acontece de sexta (14/9) a domingo (16/9), na Faculdade Maurício de Nassau, em Belém (PA), e terá como tema norteador “É tempo de Resistência!”.

Durante o VI Seminário Nacional do FNTSUAS, os/as trabalhadores/as do SUAS participam ainda da I Mostra de Experiências de Luta e Resistência no SUAS “SUAS Resiste!”. A proposta da mostra é contribuir com a disseminação de experiências exitosas no SUAS, podendo inspirar novas estratégias em diferentes localidades no território nacional, a partir da troca de saberes. A ideia é fortalecer esse espaço como mais uma forma de educação permanente de profissionais do SUAS.

O Conselho Regional de Serviço Social 3ª Região/CE também integrará o VI Seminário Nacional do FNTSUAS com sua representante no Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), a assistente social Rebecca Rocha, mestra em Serviço Social, Trabalho e Questão Social pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e servidora pública do SUAS em Tianguá (CE).

Para Rebecca Rocha, esse espaço deve ser visto como uma forma de rearticulação política dos/as trabalhadores/as do SUAS no Ceará. “A expectativa [para o evento] é mais nos aproximarmos de uma discussão nacional. Aqui no Ceará já existe o Fórum Estadual. Por enquanto, nossas reuniões estão paradas e a ideia é fortalecer essas discussões, a nível nacional, para que haja organização dos trabalhadores do SUAS aqui também, não só buscando a melhoria para os trabalhadores mas para o Sistema como um todo, nesse período de retrocessos, de retirada de direitos, de ataque às garantia dos SUAS”, reforçou.

Os/as participantes do VI Seminário Nacional do FNTSUAS contarão com as mesas de debates “Perspectivas de enfrentamento e resistência nos cenários brasileiro e amazônico do SUAS” e “As condições de trabalho e o processo da intensificação da precarização do SUAS: Tempo de resistência”. E, no último dia, durante a VI Plenária Nacional do FNTSUAS, as pautas serão: a discussão do Plano de Lutas do FNTSUAS; a eleição de novas Entidades Nacionais de Assistência Social para ocupar as vagas remanescentes da Coordenação Nacional para o biênio 2018-2020.

Confira mais informações no edital de convocação CLICANDO AQUI.

:: SERVIÇO
Quando: 14 a 16 de setembro de 2018
Local: Faculdade Maurício de Nassau (Travessa Quintino Bocaiúva, 1808, bairro Nazaré, em Belém/PA)