Cress Ceará participa do relatório nacional sobre hospitais psiquiátricos

Violações de direitos, tratamentos cruéis e degradantes à pessoa. Esse é um resumo das condições expostas pelo documento ‘Hospitais psiquiátricos no Brasil: Relatório de Inspeção Nacional’, divulgado no último dia 2 de dezembro em Brasília.

O relatório é uma ação conjunta do Ministério Público do Trabalho (MPT), Conselho Federal de Psicologia (CFP), Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura e Conselho Nacional do Ministério Público (MNPCT), além de 500 profissionais de equipes multidisciplinares, que participaram das inspeções em diversos estados. No Ceará, o Cress Ceará participou das visitas de inspeção, que ocorreram em dezembro de 2018, por meio das conselheiras Márcia Araujo e Kelly Diniz.

Em âmbito nacional, foram inspecionados e feitas entrevistas com pacientes e funcionários de 15 hospitais públicos e 25 privados. No estado do Ceará, foram visitados o Hospital de Saúde Mental de Messejana (HSMM) e o Hospital Psiquiátrico São Vicente de Paulo, ambos em Fortaleza.

Segundo Márcia Araujo, conselheira do Cress Ceará, “é preciso uma frente mais ampla para dar conta dessa questão, como por exemplo, a regulamentação de uma política estadual de Saúde Mental, que poderia fortalecer os serviços abertos, a rede psicossocial e de atenção básica ao cidadão”. Ainda para a conselheira, “o relatório mostra, infelizmente, uma realidade que é nacional, já que o Ministério da Saúde não faz monitoramento nem tem uma política de apoio eficaz e de fiscalização sistemática”, relata.

O próximo passo, após o lançamento do relatório, é a articulação e reunião das entidades que participaram das visitas no Ceará. O objetivo é definir os encaminhamentos e formas de monitoramento das recomendações do documento para os hospitais locais.

Leia na íntegra o documento: http://bit.ly/38fShWK

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0