Cress Ceará lança Chamada Pública para Publicação de Artigos em Coletânea

Em comemoração aos 25 anos do Código de Ética Profissional do/a Assistente Social, mas também, visando subsidiar a qualificação teórico-metodológica, ético-política e técnico-interventiva do trabalho profissional dos/as assistentes sociais do Ceará e socializar as experiências profissionais exitosas no estado, o Cress – 3ª região publicará uma coletânea de artigos sobre o trabalho profissional nos diversos espaços ocupacionais intitulada “Desafios do trabalho profissional no contexto dos 25 anos do Código de Ética do Serviço Social”.

POLÍTICA EDITORIAL:
A Coletânea destina-se à publicação de artigos que versem sobre o trabalho profissional do/a assistente social no contexto dos 25 anos do Código de Ética Profissional. A produção será constituída de artigos de pesquisadores, intelectuais e entidades referências para a profissão no país e de artigos de assistentes sociais de oito diferentes espaços sócio-ocupacionais, selecionados por meio de chamada pública. Os artigos deverão contemplar o debate das dimensões constitutivas do trabalho profissional, valorizando a articulação entre as dimensões interventiva e investigativa do exercício profissional e os desafios contemporâneos para reafirmação dos princípios éticos-políticos. Os trabalhos recebidos serão avaliados pela Comissão Científica indicada pela gestão do Cress Ceará, específica para tal fim.

Serão aceitos para publicação trabalhos que seguirem rigorosamente as seguintes normas:
Artigos inéditos;
Trabalhos com até quatro autores/as, todos/as profissionais com inscrição ativa, cada autor/a só poderá enviar um trabalho;
Envio por email ao endereço eletrônico comunicacao@cress-ce.org.br contendo dois arquivos separados: o artigo sem qualquer identificação dos/as autores/as e uma folha de rosto com a área do trabalho, o título do trabalho e a identificação dos/as autores/as com respectivos minicurrículos;
Artigos de no máximo 20 mil caracteres, Times New Roman, tamanho 12, papel A – 4, todas as margens com 2,5, justificado, espaço 1,5 entre linhas, sem espaçamento entre parágrafos. Nas citações acima de três linhas, tamanho 10, sem espaçamento entre linhas, recuo de 4 cm;
Figuras, tabelas e fotos bem nítidas, em alta definição (resolução 300 dpi), somente em preto e branco, deverão ser entregues no original, com cabeçalho (se for o caso), especificação da fonte, créditos e legendas.
Os artigos devem seguir os critérios da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Estrutura dos artigos:
– Título e sub título (se houver) (total de até 15 palavras), centralizado e negritado;
– Resumo com até 1.500 caracteres. Destina-se a apresentar com clareza e síntese, objetivo, metodologia, roteiro e aspectos relevantes do trabalho);
– Palavras-chave (três a cinco);
– Introdução, desenvolvimento, considerações finais e;
– Referências.
Exemplos de referência:
ALVES, Giovanni. O Golpe de 2016 nocontexto da crise do capitalismo neoliberal. Disponívelem: <https://blogdaboitempo.com.br/2016/06/08/o-golpe-de-2016-no-contexto-da-crise-do- capitalismo-neoliberal/>Acessoem27 de outubro de 2016.
BARROCO, Maria Lúcia Silva. Ética e Serviço Social: fundamentos ontológicos. 2a. São Paulo: Cortez, 2003.
BEHRING, Elaine Rossetti; BOSCHETTI, Ivanete. Política Social: fundamentos e história. 9a edição. São Paulo: Cortez, 2011.
CASTELO, Rodrigo. O social-liberalismo. Auge e crise da supremacia burguesa na era neoliberal. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
PRADO Jr. Caio; FERNANDES, Florestan. Clássicos sobre a revolução brasileira. São Paulo: Expressão Popular, 2000.
SANTOS, Josiane Soares. “Questão Social”: particularidades no Brasil, Biblioteca Básica/Serviço Social. São Paulo: Cortez Editora, 2012.

ÁREAS TRABALHOS:

Serão escolhidos pelo conselho editorial oito artigos, um trabalho de cada uma das oito áreas de atuação profissional, quais sejam: saúde; assistência social; previdência social; habitação; educação; direitos humanos e movimentos sociais; sociojurídico; questão urbana, agrária e ambiental; e empresas públicas e privadas.

PRAZOS:

10/01/2018 – Lançamento do Edital

10/02/2018 – Prazo Final para envio (PRORROGADO ATÉ O DIA 16 DE FEVEREIRO)

26/02/ 2018 – Resultado dos trabalhos selecionados

09/03/2018 – Reenvio dos trabalhos com as alterações solicitadas pelos/as avaliadores/as

15/05/2018 – Lançamento da Coletânea