Cress Ceará integra Seminário Nacional de Capacitação das Comissões Permanentes de Ética

A atividade aconteceu em Brasília (DF) e contou com cerca de 70 pessoas de todo o Brasil.

Nos dias 24 e 25 de agosto, o Conselho Regional de Serviço Social 3ª Região/CE esteve presente no Seminário Nacional de Capacitação das Comissões Permanentes de Ética do Conjunto CFESS-CRESS. Participaram da atividade a conselheira presidenta Leiriane Araújo, a coordenadora executiva Thays Guimarães e a assistente social Juruena Moura.

A formação aconteceu em Brasília (DF), e contou com a participação de mais de 70 pessoas, entre conselheiros/as e trabalhadores/as dos CRESS e do CFESS. A atividade foi pensada a partir da sistematização da Deliberação 8 do eixo Ética e Direitos Humanos, do Encontro Nacional: Realizar levantamento de processos e recursos éticos julgados pelos CRESS e CFESS, considerando principais dificuldades para sua operacionalização.

Como parte da programação, os/as participantes contaram a discussão “O processo ético no contexto dos Conselhos de Serviço Social: princípios e dificuldades”, e oficinas sobre as fases pré-processual, processual e de julgamento das Comissões de Ética e Comissões de Instrução.

“Foi uma formação muito rica em que conseguimos identificar onde terminam as funções das Comissões de Ética e onde começam as das Comissões de Instrução. Há ainda uma linha muito tênue e essa formação serviu para retirarmos todas as dúvidas sobre todos os passos do processo. Agora é trazer para as nossas ações aqui no Cress Ceará”, explicou a coordenadora executiva Thays Guimarães.

No Serviço Social, processo ético é ação democrática e educativa.

Com informações do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS).