Cress Ceará e IFCE/Iguatu realizam evento comemorativo para profissionais e estudantes de Serviço Social

Entre os dias 4 e 6 de junho, o Conselho Regional de Serviço Social 3ª Região (Cress Ceará) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE–campus Iguatu) promovem, de forma conjunta, o Seminário Comemorativo ao Dia da/o Assistente Social Centro Sul 2019 e a VIII Semana do Serviço Social do IFCE. Este ano, o evento, que é comemorativo ao Dia da/o Assistente Social de 2019, aborda a temática “Se cortam direitos, quem é preta e pobre sente primeiro. A gente enfrenta o racismo no cotidiano. Assistentes sociais no combate ao racismo”.

A programação do encontro, realizado na unidade Areias do IFCE – campus de Iguatu e no campus Multi-institucional da URCA/UECE, contará com palestras, mesas-redondas, entrega de Documento de Identificação Profissional (DIP), oficinas, entre outras atividades. As inscrições para o Seminário e para a Semana são gratuitas e são realizadas entre os dias 27 e 30 de maio por meio do preenchimento de um formulário online (ver abaixo).

Sobre as inscrições

O Cress Ceará realizará as inscrições dos profissionais que têm registro junto ao Conselho pela plataforma Even3, no link: http://bit.ly/2QnedXO.

Já as inscrições para estudantes e graduados (bacharéis) em Serviço Social, do IFCE e de outras instituições, serão realizadas por meio do formulário: https://forms.gle/QErU9eA92s6ZfKYWA

Lembrando que no formulário do Even3, somente serão aceitas inscrições de assistentes sociais com registro no Conselho Regional de Serviço Social 3ª Região/CE. Pessoas graduadas e que não possuem esse registro, devem se inscrever no formulário do IFCE.

Sobre a Semana de Serviço Social do IFCE
A Semana de Serviço Social do IFCE – campus Iguatu é um espaço para discussão e reflexão sobre o Projeto Ético-Político da profissão. Em sua 8ª edição, o espaço busca fortalecer o curso dentro da região Centro-Sul do Ceará, assim como pretende debater a conjuntura social e política do País. Dentro da Semana, também ocorre o Fórum de Estágio, em que supervisores de campo, acadêmicos, estudantes e profissionais refletem sobre a atuação do assistente social. Para se inscrever no Fórum de Estágio, é necessário que o aluno esteja cursando a partir do 5º semestre do curso de Serviço Social, ou esteja em estágio supervisionado.

O Seminário Comemorativo ao Dia da/o Assistente Social
O evento faz parte das atividades de interiorização do Cress Ceará, por meio da ação “Interioriza Cress” que, em 2019, leva o evento a seis regiões do interior cearense. A atividade é uma forma de valorização da categoria, um espaço de formação e fortalecimento das dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa do exercício profissional e de reafirmação das bandeiras de luta.

A temática deste ano, “Se cortam direitos, quem é preta e pobre sente primeiro. A gente enfrenta o racismo no cotidiano. Assistentes sociais no combate ao racismo”, foi aprovada no 47º Encontro Nacional do Conjunto CFESS CRESS, em Brasília (DF), em 2018.
Confira a programação completa:

8h às 12h

Entrega de Carteiras e DIP’s do CRESS às/aos Assistentes Sociais da Região Centro-Sul

IFCE unidade Areias/Vídeoconferência

Credenciamento

Mesa de abertura: Direção, Coordenação, Cfess, Cress, Mess

Conferência de Abertura: Regressão de direitos tem classe e cor: assistentes sociais no combate ao racismo, com Carina Barros – Assistente Social da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e  Luma Vitório Levante Popular da Juventude (setor de negras/os)

Auditório Campus Multi-institucional Humberto Teixeira

08h às 11h30

Mesa de Abertura: Cfess, coordenação de Estágio, supervisor de Campo e representação Estudantil

Fórum Local de Supervisão de Estágio

Socialização dos Projetos de Intervenção

Grupos de Trabalho: Dificuldades e Desafios na Supervisão de Estágio

IFCE unidade Areias – Salão Nobre

13h às 16h

Fórum Local de Supervisão de Estágio

Palestra:Formação Profissional e Estágio Supervisionado: implicações para o exercício profissional na conjuntura brasileira

prof. dra. Luciana Cantalice

IFCE unidade Areias/Salão Nobre

19h às 22h

Palestra:40 anos depois da virada: neoconservadorismo e os desafios postos ao Projeto Ético Político do Serviço Social

profa. dra. Luciana Cantalice

Auditório Campus Multi-institucional- URCA/UECE

Oficinas, Minicursos e Rodas de Conversa (Campus Multi-institucional)

8h às 11h30

Oficina – EXCLUSIVO PARA PROFISSIONAIS – Instrumentos Técnicos de Trabalho do/a Assistente Social– Assistentes Social do INSS Ma. Luciana Sátiro

Minicurso – Introdução aos Estudos Pós-Coloniais– Prof. Me. Jandson (NEABI)

14h às 16h

Oficina – Protagonismo Juvenil, Diálogos e Vivências– extensionistas do PAPEX

18h30 às 22h

Conferência de Encerramento: Crise Estrutural do Capital, Escola Sem Partido e Cortes na Educação Superior: quais as conexões?

prof. me. John Mateus Barbosa

Campus Multi-institucional