A+ A-

Cress Ceará e IFCE Iguatu promovem Seminário Comemorativo ao Dia do/a Assistente Social e Semana do Serviço Social na Região Centro Sul

Image

O evento acontece nos dias 7 e 8 de junho, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE Campus Iguatu, Unidade Areias e Unidade Cajazeiras.

A partir desta quarta, 23 de maio, o Conselho Regional de Serviço Social 3ª Região/CE (Cress) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) abrem inscrições para o Seminário Comemorativo ao Dia do/a Assistente Social – Centro Sul 2018 e para a VII Semana do Serviço Social do IFCE Campus Iguatu. O evento é uma atividade conjunta entre as duas instituições e segue a temática “Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora! Em defesa dos direitos da população e do trabalho profissional com qualidade”.

O evento conta com o apoio da Residência Integrada em Saúde (RIS), do Fórum Municipal das Trabalhadoras/es do Sistema Único de Assistência Social (FMTSUAS) e do Centro Acadêmico de Serviço Social (CASS), Associação dos Servidores do IFCE – campus Iguatu (Asseif) e Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica – Sessão Iguatu (Sinasefe -Iguatu).

Na terça feira, 5, a partir das 17h, está prevista uma solenidade em homenagem ao Dia da/o Assistente Social na Câmara Municipal de Iguatu. O evento conjunto, no entanto, será realizado nos dias 6, 7 e 8 de junho nas duas unidades do campus Iguatu do IFCE, com parte da programação também ocorrendo no Campus Multi-institucional Humberto Teixeira.

Na programação estão previstas palestras, mesas-redondas, entrega de carteiras do Cress, atividades do Fórum de Estágio, dentre outras. Ao todo, serão disponibilizadas 300 vagas, sendo 100 para assistentes sociais e 200 para estudantes de cursos de Serviço Social. As inscrições para o Seminário Comemorativo ao Dia do/a Assistente Social – Centro Sul 2018 e para a 7ª Semana do Serviço Social do IFCE – campus Iguatu são gratuitas e será possível se cadastrar no evento até o dia 4 de junho.

As inscrições dos/as profissionais cadastrados e certificados pelo Cress serão realizadas por meio da plataforma Even3, através do formulário eletrônico que pode ser acessado pelo link https://www.even3.com.br/assistentesocialcentrosulce2018 e são de responsabilidade do Cress Ceará. Já as inscrições para estudantes e graduados em Serviço Social, do IFCE e de outras instituições, serão realizadas por meio do formulário on-line: https://bit.ly/2wZ4Qrd.

Os certificados serão enviados por e-mail logo após a finalização do evento. Lembrando que no formulário do Even3, somente serão aceitas inscrições de assistentes sociais com registro no Conselho Regional de Serviço Social 3ª Região/CE. Pessoas graduadas e que não possuem esse registro, devem se inscrever no formulário do IFCE.

Para dúvidas ou mais informações, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail: diadoassistentesocial2018@gmail.com e seminario@cress-ce.org.br.

Sobre o Seminário Comemorativo ao Dia do/a Assistente Social

O Seminário Comemorativo ao Dia do/a Assistente Social – Centro Sul 2018 faz parte das atividades de interiorização do Cress Ceará, por meio da ação “Interioriza Cress” que, em 2018, leva o evento a cinco regiões do interior cearense. A atividade é uma forma de valorização da categoria, um espaço de formação e fortalecimento das dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa do exercício profissional e de reafirmação das bandeiras de luta.

A temática deste ano, “Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora! Em defesa dos direitos da população e do trabalho profissional com qualidade”, foi aprovada no 46º Encontro Nacional do Conjunto CFESS CRESS, em Brasília (DF), em 2017. Tem o intuito de reforçar o alerta, não só à categoria de assistentes sociais, mas a toda classe trabalhadora, que devemos continuar resistindo e lutando contra este cenário de contrarreformas, que se apresenta continuamente, impostas pelo Estado capitalista como uma forma de manutenção das elites no poder e de desmonte das políticas públicas e retirada dos direitos sociais.

Sobre a Semana de Serviço Social do IFCE

A Semana de Serviço Social do IFCE – campus Iguatu é um espaço para discussão e reflexão sobre o Projeto Ético-Político da profissão. Em sua 7ª edição, o espaço busca fortalecer o curso dentro da região Centro-Sul do Ceará, assim como pretende debater a conjuntura social e política do País. Dentro da Semana, também ocorre o Fórum de Estágio, em que supervisores de campo, acadêmicos, estudantes e profissionais refletem sobre a atuação do assistente social. Para o Fórum, poderão se inscrever apenas estudantes de Serviço Social que estiverem cursando a partir do 5º Semestre.

Confira a programação completa

>> 5 de junho

17h – Sessão Solene de homenagem ao Dia da/o Assistente Social na Câmara Municipal de Iguatu

>> 6 de junho

NOITE
18h – Credenciamento
19h – Mesa “Movimento Estudantil e Formação Política”
Local: IFCE Iguatu Unidade Cajazeiras

>> 7 de junho

MANHÃ
8h às 12h – Entrega de Carteiras profissionais (Cress Ceará)
Local: Sala de videoconferência – IFCE Iguatu unidade Areias

TARDE
13h30 às 17h
Pós-graduação e Pesquisa em Serviço Social: Apresentação das pesquisas de pós-graduação de egressos do curso de Serviço Social do IFCE Campus Iguatu
Local: Unidade Cajazeiras

NOITE
Local: Auditório Campus Multi-institucional

18h – Credenciamento
19h – Apresentação (Carlesiane Rodrigues Cia ORTAET)
19h30 – Mesa de abertura (CRESS, IFCE, FMTSUAS, RIS e CASS)
20h – Conferência de abertura “Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora”, com a profa. Ma. Mauricelia Cordeira da Silva (UFPB e CRESS-PB)

>> 8 de junho

MANHÃ
Local: Salão Nobre do IFCE Unidade Areias

7h30 – Credenciamento do Fórum
8h – Café da manhã
8h30 – Mesa de abertura
Lançamento da Campanha: Sou Assistente Social e Supervisiono Estágio (ABEPSS)
Palestra de abertura: Cotidiano e instrumentalidade do Serviço Social: Desafios da supervisão de estágio, com a profa. Dra. Erlênia Sobral do Vale (UECE)

TARDE
Local: IFCE Campus Iguatu – Unidade Areias

13h30 – Fórum de Estágio Profissional
Mesa Redonda “O planejamento como ferramenta técnico-política de trabalho da/o Assistente Social”, com a profa. Ma. Elidyana de Souza Soares (IFCE) e a assistente social Maria Nerina de Souza Guimarães (Acopiara/CE)

14h30 – Apresentação dos Projetos de Intervenção de estagiárias/os de Serviço Social do IFCE (semestre 2017.1)

NOITE
Local: Auditório Campus Multi-institucional

18h30 – Apresentação Cultural
19h – Palestra de encerramento: 25 anos do Código de Ética Profissional: Em defesa da classe trabalhadora e contra as opressões sociais, com a profa. Dra. Erlênia Sobral (UECE)
21h – Encerramento com apresentação musical e coquetel

Compartilhe