Cress Ceará e ABEPSS promovem 4ª edição do projeto “ABEPSS Itinerante”

Os módulos serão realizados em Fortaleza e Iguatu e contam com a participação de docentes, supervisores de campo/estágio e estudantes dos cursos de Serviço Social de diversas Instituições de Ensino Superior.

Em agosto, o Conselho Regional de Serviço Social 3ª Região/CE, por meio da gestão “Nossa voz na rua vem para lutar”, e a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) realizam mais uma edição do curso “ABEPSS Itinerante” no Ceará. Em 2018, o curso traz a temática “Os Fundamentos do Serviço Social: As atribuições e competências profissionais em debate” e é resultado de uma parceria entre o Conjunto CFESS CRESS, a ABEPSS Nacional e as Regionais.

No Ceará, o curso “ABEPSS Itinerante” acontecerá em duas turmas, uma em Fortaleza e outra em Iguatu, contabilizando carga horária total de 40 horas em cada polo, e contará com docentes, supervisores de campo/estágio e estudantes dos cursos de Serviço Social de Instituições de Ensino Superior no Ceará. Na capital cearense, o curso acontece nos próximos dias 9, 10 e 11 de agosto, no miniauditório do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e terá como facilitadoras as profas. Elivânia Moraes e Cinthia Fonseca.

No interior, o curso acontece no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE Campus Iguatu, nos dias 16, 17 e 18 de agosto e contará com as professoras facilitadoras Evelyne Medeiros e Cinthia Fonseca. Tanto em Fortaleza como em Iguatu o curso contará com 50 vagas, podendo alterar o quantitativo de acordo com o solicitado pelas instituições participantes. Cada coordenação de curso de Serviço Social ficou responsável de enviar os nomes completos e e-mails de um/a docente, um/a supervisor/a de campo/estágio e um/a discente, por curso para o Cress Ceará.

Detalhamento da programação

Passados oito anos da primeira edição do Projeto da ABEPSS Itinerante de 2011, o Serviço Social brasileiro está diante de uma forte tendência de uma mudança regressiva no perfil profissional do/a assistente social, o que exige que a formação deste/a profissional siga no aprofundamento de formulação de estratégias coletivas para fortalecer o Projeto de Formação Profissional.

Com uma proposta dinâmica de interlocução, o curso visa o fortalecimento da concepção dos fundamentos teórico-metodológicos e ético-políticos do Serviço Social e o projeto de formação profissional do serviço social brasileiro no contexto atual, por meio do encontro com docentes, supervisores de estágio e discentes de graduação e pós-graduação (mestrado/doutorado) das IES brasileiras.

Nas duas cidades, a programação será iniciada com a apresentação do Projeto ABEPSS Itinerante, seu histórico e proposta da quarta edição. Durante os três dias, os/as participantes discutirão as temáticas “Os fundamentos históricos, teórico-metodológicos e ético-políticos do Serviço Social na particularidade da sociedade brasileira frente às atuais transformações societárias”, “As particularidades do trabalho (e da formação) profissional a partir da análise da realidade regional e local”, “Atribuições e competências socio-profissionais e políticas, demandas profissionais e requisições institucionais, respostas profissionais na contemporaneidade” e as “(Re)configurações das competências e atribuições a partir da perspectiva crítica”.

Os/as integrantes do curso devem acessar as leituras correspondentes no link http://bit.ly/textos-abepss-itinerante. Além disso, os/as participantes podem acessar o documento “Projeto ABEPSS Itinerante 2018 – 4º edição” com o projeto político pedagógico do curso deste ano CLICANDO AQUI.

Confira as datas dos módulos em cada cidade

a) Turma 1 – Fortaleza – 50 vagas
9, 10 e 11 de agosto
Local: Universidade Estadual do Ceará (Uece)

b) Turma 2 – Iguatu – 50 vagas
16, 17 e 18 de agosto
Local: IFCE Campus Iguatu

>> 1º Dia

8h – Apresentação do Projeto ABEPSS Itinerante: Histórico e proposta da quarta edição.

9h – 1º Círculo de Cultura – “Os fundamentos históricos, teórico-metodológicos e ético-políticos do Serviço Social na particularidade da sociedade brasileira frente às atuais transformações societárias”

12h30 – Intervalo

13h30 – Continuação do 1º Círculo de Cultura

18h – Encerramento