A+ A-

Conselho Regional de Serviço Social – 3ª Região/Ceará abre inscrições para o Seminário Comemorativo ao Dia do/a Assistente Social

Image

Com o tema “Na Luta de Classes não há Empate”, aprovado pelo 45º Encontro Nacional CFESS CRESS em 2016, o Seminário almeja dar visibilidade ao compromisso da categoria de assistentes sociais em defesa das liberdades democráticas e dos direitos sociais.

A partir desta segunda-feira, dia 10 de abril, estão abertas as inscrições para o Seminário Comemorativo ao Dia do/a Assistente Social 2017 a ser promovido pelo Conselho Regional de Serviço Social – 3ª Região/Ceará nos dias 15 e 16 de maio, no Hotel Oásis Atlântico, em Fortaleza (CE). As inscrições vão até o dia 5 de maio e podem participar profissionais e estudantes de graduação de qualquer área do conhecimento. Ao todo, serão disponibilizadas 450 vagas para profissionais e 200 para estudantes.

Anualmente, o Conjunto CFESS CRESS realiza a campanha do Dia do/a Assistente Social, celebrado em 15 de maio, com o objetivo de dar visibilidade à profissão e suas bandeiras de luta. São campanhas que, além de valorizar o trabalho da categoria, dialogam com a sociedade sobre o que o Serviço Social pode oferecer como profissão em defesa da efetivação dos direitos da população.

Em 2017, o Seminário Comemorativo ao Dia do/a Assistente Social, promovido pelo Cress/CE, traz uma programação diversa e que reforça a temática escolhida no Encontro Nacional. Para a manhã do dia 15 de maio, será realizado o Fórum de Estágio “Dos limites e das possibilidades da prática profissional no contexto atual”, a partir das 9h, com a participação da assistente social Andrea Pacheco.

Na tarde deste primeiro dia de Seminário, os/as participantes contarão com a mesa “Na luta de classe não há empate: assistente social profissional em defesa das liberdades democráticas e dos direitos sociais”, com as assistentes sociais Lúcia Lopes (UnB), Ana Paula Silveira (FAC) e Elizabeth Rodrigues (CEAS) com a mediação da assistente social Evânia Severiano.

Na manhã do dia 16 de maio, a partir das 9h, a mesa “100 anos da Revolução Russa: o que nos resta da história?” conta com a professora Adelaide Gonçalves (UFC) e a assistente social Cristiane Porfírio (Uece), com a mediação de Estênio Azevedo (Cress/CE). Para finalizar o Seminário, a partir das 15h, a mesa “E agora José? Dos rumos possíveis para o Brasil e para a classe trabalhadora hoje” conta com o professor Marcelo Braz (UFRJ) e a professora e assistente social Cristina Nobre (Uece), com a mediação de Jossuleide Cavalcante, conselheira-presidente do Cress/CE.

A posse da nova gestão “Nossa voz na rua vem pra lutar” para a diretoria do Cress/CE, triênio 2017-2020, acontece no encerramento do Seminário Comemorativo ao Dia do/a Assistente Social, no dia 16 de maio, a partir das 17h30, no Hotel Oásis Atlântico.

Como participar?

Para participar, é necessário, primeiro, que o/a interessado/a se inscreva no formulário disponível em plataforma Google Docs. Em seguida, o/a profissional ou estudante de graduação deve realizar o pagamento da taxa correspondente e enviar o comprovante para o email seminario2017@cress-ce.org.br.

A inscrição somente será finalizada após o envio do comprovante de pagamento identificado, não sendo admitidos comprovantes de depósito em caixa eletrônico. As transferências ou depósitos devem ser endereçadas à conta corrente do Conselho Regional de Serviço Social – 3ª Região/Ceará no Banco do Brasil, agência 3653-6 e c/c 5029-6. O CNPJ do Cress/CE é 09.529.439/0001-80.

O valor para profissionais é de R$ 50, enquanto que para os estudantes de graduação R$ 25. O pagamento também pode ser realizado na sede do Cress/CE por meio de cartão de crédito ou débito, exceto da bandeira Hipercard. Não será gerado boleto e nem haverá recebimento de dinheiro em espécie.

Para os estudantes de graduação, além do comprovante do pagamento da taxa, é exigido que enviem um documento comprobatório de vínculo estudantil anexado ao email, que podem ser: a carteira de estudante 2016/2017; ou a Declaração da Universidade/Faculdade; ou o Comprovante de matrícula no semestre corrente (2017.1); ou o boleto pago do mês vigente (março/abril) para estudantes de instituições particulares.

SE VOCÊ É PROFISSIONAL, INSCREVA-SE CLICANDO AQUI.

SE VOCÊ É ESTUDANTE, INSCREVA-SE CLICANDO AQUI.

“Na Luta de Classes não há Empate”

Para 2017, a temática escolhida é “Na Luta de Classes não há Empate: assistente social, profissional em defesa das liberdades democráticas e dos direitos sociais”, trazendo um claro posicionamento do Conjunto CFESS CRESS contra a repressão e a criminalização dos movimentos sociais, assim como contra o Governo Temer, que vem preparando uma série de contrarreformas.

Dentre as reformas previstas está a da Previdência, com a PEC 287/20016, que pretende acabar com a aposentadoria no Brasil, e a trabalhista, precarizando ainda mais as relações de trabalho. A partir do mote deste ano, o Conjunto CFESS CRESS convoca a categoria a se voltar com maior força ao trabalho de base e continuar nas ruas, resistindo e lutando para não perder direitos já conquistados. Somente com mobilização será possível resistir a tais ataques. Em luta de classes, não há empate!

Confira a programação completa

DIA 15

9h às 12h
Fórum de Estágio: Dos limites e das possibilidades da prática profissional no contexto atual
Andrea Pacheco – Representante de Supervisores de Campo de Estágio

15h às 18h30
Mesa “Na luta de classe não há empate: assistente social profissional em defesa das liberdades democráticas e dos direitos sociais”
Integrantes: Lúcia Lopes (UnB), Elizabeth Rodrigues (CEAS) e Ana Paula Silveira (FAC)
Mediação: Evânia Severiano

DIA 16

9h às 12h
Mesa “100 anos da Revolução Russa: o que nos resta da história?”
Integrantes: Adelaide Gonçalves (UFC) e Cristiane Porfírio (Uece)
Mediação: Estênio Azevedo (Cress/CE)

15h às 18h30
Mesa “E agora José? Dos rumos possíveis para o Brasil e para a classe trabalhadora hoje”
Integrantes: Marcelo Braz (UFRJ) e Cristina Nobre (Uece)
Mediação: Jossuleide Cavalcante (Cress/CE)

17h30
Posse da nova Gestão Triênio 2017-2020 do Cress/CE

Mais informações pelos telefones (85) 3243.8700, (85) 3283.7139 e (85) 99985.0969.

Compartilhe