A+ A-

Conselho Regional de Serviço Social 3ª Região/CE integra Encontro Descentralizado Nordeste em Natal (RN)

Image

O evento acontece até domingo (16/7) reunindo agentes fiscais, conselheiros/as e delegados/as do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e Conselhos Regionais do Nordeste.

Com uma delegação de 19 assistentes sociais, entre funcionários do Conselho Regional de Serviço Social 3ª Região/CE, delegados/as eleitos/as pela categoria e conselheiros/as, o Cress/CE participa até o próximo domingo (16/7) do XXVI Encontro Descentralizado Nordeste do Conjunto CFESS/CRESS, organizado pelo Cress/RN em Natal (RN). Com o tema “A voz resiste, a luta insiste”, o evento acontece no Praiamar Natal Hotel & Convention, localizado à rua Francisco Gurgel, 33, bairro Ponta Negra e é preparatório para o 46º Encontro Nacional, que acontecerá em setembro, em Brasília (DF).

Como parte da programação, a conferência “A voz resiste, a luta insiste: O Serviço Social em tempos de retrocessos e desmonte de direitos” acontece nesta sexta (14/7), a partir das 18h30, aberta ao público e gratuita. Durante todo dia desta sexta já está acontecendo o Seminário Regional sobre o Trabalho do/a Assistente Social na Assistência Estudantil, aberto à participação de profissionais de base e estudantes o Seminário Regional sobre o trabalho do/a assistente social na Assistência Estudantil.

O Encontro Descentralizado conta, ainda, com o Seminário Regional das Comissões de Orientação e Fiscalização (Cofis) e Grupos de Trabalho (GTs) temáticos preparatórios para o Encontro Nacional. Essas atividades são voltadas apenas para os Conselhos Regionais. Para a assistente social Cristina Nobre, vice-presidenta do Cress/CE, “esses encontros cumprem uma importante missão para a cultura democrática do Conjunto CFESS/CRESS, fazendo com que as discussões aconteçam junto à categoria, garantindo representações das gestões, das diretorias de cada CRESS e de delegados de base”.

Ainda de acordo com a vice-presidenta do Cress/CE, Cristina Nobre, os Encontros Descentralizados são essenciais para a categoria de assistentes sociais, ainda mais neste momento político brasileiro. “As problemáticas comuns são socializadas, sobretudo em relação à fiscalização do exercício profissional, mas também trabalhamos uma pauta de direitos políticos em sua maior abrangência, pensando a realidade brasileira naquilo que nos atinge diretamente enquanto trabalhadores, cidadãos e profissionais”, finalizou.

Saiba quem compõe a delegação do Ceará

Aniely Silva Brilhante
Estenio Azevedo
Daniel Rogers
Nara Carvalho
Sylvia de Sousa
Nayana Rios
Auxiliadora de Araújo
Cynthia Studart
Márcia Lustosa
Leiriane de Araújo
Cristina Queiroz
Wanessa Beleza
Elizio Loiola
Evania Severiano
Crizeuda Freire
Daniele Lima
Sheila Gonçalves
Leidiana Nascimento
Maria Keile Pinheiro

Confira a programação completa

13 de julho :: Quinta

Fórum Regional das Cofis

9h – Grupos de Trabalho
12h – Intervalo (almoço)
14h – Grupos de Trabalho

14 de julho :: Sexta

Seminário Regional sobre o Trabalho do/a Assistente Social na Assistência Estudantil

8h – Credenciamento
8h30 – Mesa “Contrarreforma do Estado na Contemporaneidade e seus desdobramentos para a política de Educação e a Assistência Estudantil” | Palestrantes: Fabrícia Dantas de Souza (Assistente social da Ufersa) e Larissa Maria Souto Moura (Estudante da UFRN e coordenadora do Cass-UFRN)
11h30 – Intervalo (almoço)
13h às 15h – Grupos de Trabalho
GT 1: Desafios e Possibilidades dos/as Assistentes Sociais no espaço sócio-ocupacional da Assistência Estudantil | Facilitadora: Aline Muras de Oliveira Pino (Assistente social do IFRN Macau e ex-conselheira do Cress/RN)
GT 2: Competências e atribuições dos/as Assistentes Sociais na Assistência Estudantil | Facilitadora: Andréia Lucena Góis Nascimento (Assistente social do IFRN)

Conferência “A voz resiste, a luta insiste: O Serviço Social em tempos de retrocessos e desmonte de direitos”

15h30 – Credenciamento
16h – Mesa “A voz resiste, a luta insiste: O Serviço Social em tempos de retrocessos e desmonte de direitos” | Palestrantes: Antônio Carlos Mazzeo (Dr. em História Econômica e Professor da Pós-graduação em Serviço Social da PUC-SP) e Daniela Neves (vice-presidenta do CFESS)
19h – Encerramento com Coffee-break

15 de julho :: Sábado

XXVI Encontro Descentralizado Nordeste do Conjunto CFESS-CRESS

9h às 12h – Grupos de Trabalho
Eixo Formação Profissional e Relações Internacionais
Eixo Ética e Direitos Humanos
12h – Intervalo (almoço)
14h às 17h – Grupos de Trabalho
Eixo Seguridade Social
Eixo Administração e Finanças

16 de julho :: Domingo

XXVI Encontro Descentralizado Nordeste do Conjunto CFESS-CRESS

9h às 12h – Grupos de Trabalho
Eixo Orientação e Fiscalização
Eixo Comunicação
12h – Intervalo (almoço)
14h – Encerramento – Plenária final

Compartilhe