Conselho Regional de Serviço Social 3ª Região/CE utiliza urna eletrônica pela primeira vez para eleições do Conjunto CFESS CRESS

O Conselho Regional de Serviço Social 3ª Região/CE inaugura uma nova era para as eleições do Conjunto CFESS CRESS. Nesta quinta (16/3), para a Zona Eleitoral de Fortaleza, o Regional Ceará utilizou, pela primeira vez, urna eletrônica para as eleições do Conjunto. A proposta, com isso, é modernizar o sistema de votação no Estado possibilitando o acesso de novas ferramentas aos/às assistentes sociais, o fortalecimento da democracia e a celeridade do processo. Os votos por correspondência continuarão sendo recebidos até amanhã (17/3), último dia das Eleições 2017.

No Brasil, o Sistema de Votação Eletrônica já está em vigor há 20 anos. Nas próximas eleições gerais, a biometria será obrigatória. Seguindo a modernização do processo eleitoral brasileiro, o Cress/CE decidiu ingressar nesta nova possibilidade. A partir de solicitação da Comissão Regional Eleitoral (CRE-CE) ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), o TRE-CE cedeu uma urna para as Eleições 2017 do Conjunto. Esta prática é corriqueira no Tribunal, que cede urnas para diferentes processos eleitorais em todo o Estado.

A primeira pessoa a votar no novo sistema no Cress/CE foi a assistente social Lúcia Mônica Menezes Pereira. Com muita ansiedade e alegria, Mônica não escondeu a satisfação de votar em urna eletrônica. “É uma expectativa grande porque é uma experiência nova. O que eu achei mais legal foi saber que no Ceará nós somos pioneiros no Brasil inteiro. Isso pra gente é muito bom, porque a gente sabe que cearense onde vai arrasa. Acho que facilita o trabalho e dá uma confiabilidade muito grande”, destacou Lúcia Mônica.

Já nesta manhã do primeiro dia de votação, uma grande quantidade de eleitores compareceu ao Cress/CE. Para as Eleições 2011, entre votantes do interior e da capital, estavam aptos/as a votar 1.616 pessoas. Ao todo, 639 votos foram computados. Em 2014, 3.412 estavam aptos/as a votar, sendo que 602 pessoas votaram. Em 2017, são cerca de 4,4 mil eleitores e é necessário o quórum de pelo menos 15% dos/as inscritos/as em condições de votar.

A Presidenta da CRE-CE, Teresa Helena Gomes Soares, está confiante para as eleições deste ano. Ela espera que o máximo de assistentes sociais possam comparecer ao Conselho e experimentem a novidade. “A gente espera realmente que todos os profissionais compareçam, que eles possam desenvolver o seu ato democrático de votar e contribuir para a construção do Conjunto. Que a gente consiga ter o máximo de participação, de envolvimento, de lisura, de ética durante esse processo”, reforçou Teresa Helena.

As eleições em Fortaleza (CE) acontecem durante todo o dia de hoje (16), até às 20h, e amanhã (17), das 8h às 18h. Para votar, é necessário que os/as assistentes sociais estejam em dia com suas obrigações pecuniárias e que venham até o Conselho portando documento com foto. Assistentes Sociais inadimplentes que votarem na capital poderão regularizar sua situação até o dia 17 de março, último dia das Eleições 2017.

Teresa Helena Gomes também deixou o seu recado a todos/as os/as assistentes sociais com residência na capital: “Então venham votar, é isso que a gente espera, e construir isso de forma mais democrática e participativa possível”.

Eleições 2017

Foram nomeadas para acompanhar o pleito a assistente social Maria do Socorro Alves Barboza, na função de Presidenta da Zona Eleitoral, e as assistentes sociais Lúcia Mônica Menezes Pereira, Raimunda Nonata Rodrigues Marques e Maria Yara Monte Rocha, como mesárias. A Chapa 1, para o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), a Chapa 1 e a Chapa 2, para o Conselho Regional de Serviço Social 3ª Região/CE, designaram fiscais que acompanharão toda a votação.

O Cress/CE está localizado à rua Waldery Uchôa, 90, no bairro Benfica, em Fortaleza (CE). Assistentes Sociais inadimplentes que votarem na capital poderão regularizar sua situação até o dia 17 de março, último dia das Eleições 2017.

Caso haja alguma dúvida, o/a assistente sociais deve entrar em contato com o Cress/CE pelos telefones 85 3243.8700, 3283.7139, 99985.0969 ou pelo email cressceara@cress-ce.org.br, ou com a Comissão Regional Eleitoral pelo email comissaoeleitoral2017.cressce@gmail.com.