Conselheiras do Cress Ceará integram mesas temáticas da VIII Jornada Internacional de Políticas Públicas

O evento aconteceu em agosto, em São Luis (MA), e discutiu a temática“1917-2017: Um século de reformas e revolução”.

Entre 22 e 25 de agosto, o Conselho Regional de Serviço Social 3ª Região/CE esteve presente na VIII Jornada Internacional de Políticas Públicas, realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís (MA). Como parte da programação, a conselheira presidenta Leiriane Araújo e a conselheira Evânia Severiano integraram a mesa temática “Seguridade Social e contrareformas: decifra-me ou te devoro”.

A mesa trouxe apresentações de pesquisadoras cearenses sobre as políticas constitutivas da seguridade social: Saúde, Previdência Social e Assistência Social. Além das conselheiras do Cress Ceará, estiveram presentes as professoras Lucia Conde e Herta Castelo Branco Ribeiro, trazendo reflexões sobre as tendências e os impasses da seguridade e suas políticas constitutivas no contexto das contrarreformas no Brasil contemporâneo. Participaram também da VIII Jornada Internacional de Políticas Públicas as conselheiras do Cress Ceará Jana Alencar, Salyanna de Souza e Daniele Lima.

Com o tema “1917-2017: Um século de reformas e revolução”, o evento possibilitou a troca de experiências entre instituições e pesquisadores, em âmbito nacional e internacional, abordando a situação concreta do ser social de 1917 a 2017 como um processo histórico efetivamente aberto. Isso implica, em termos de práxis, considerar a possibilidade tanto de reforma e revolução, quanto de movimentos reacionários e contrarrevolucionários, bem como a ocorrência de processos transformistas marcados quer pelo objetivismo quer pelo subjetivismo.