Assistentes sociais recebem homenagens em Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará nesta segunda (14/5)

A atividade, proposta pelo Dep. Carlos Felipe (PCdoB), faz parte do Seminário Comemorativo ao Dia do/a Assistente Social 2018.

Nesta segunda, dia 14 de maio, a partir das 17h, assistentes sociais que contribuíram para a consolidação dos princípios ético-políticos da profissão nestes 25 anos do Código de Ética Profissional do/a Assistente Social recebem homenagens em Sessão Solene especial na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em Fortaleza (CE).

A Sessão Solene é também um dia de luta e reconhecimento ao Dia do/a Assistente Social, comemorado no dia 15 de maio. A atividade é uma proposta Dep. Carlos Felipe (PCdoB) em articulação com o Conselho Regional de Serviço Social 3ª Região/CE que sugeriu as pessoas homenageadas para este momento.

Durante a solenidade, serão especialmente homenageados/as, por seu histórico para o Serviço Social brasileiro e cearense, a profa. Dra. Alba Pinho (UFC), a profa. Ma. Juruena Moura (FATENE), o assistente social e conselheiro do Cress Ceará Elízio Loiola, a profa. Dra. Rejane Bezerra, a conselheira do Cress Ceará e profa. Dra. Evânia Severiano, a profa. Dra. Lucia Conde (Uece) e a assistente social Margarida Pinheiro.

A atividade é gratuita e aberta ao público!

Seminário Comemorativo

Entre os dias 14 e 16 de maio, assistente sociais de todo o Ceará participam do Seminário Comemorativo ao Dia do/a Assistente Social, promovido anualmente pelo Conselho Regional de Serviço Social 3ª Região/CE em Fortaleza (CE). Com o tema “Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora! Em defesa dos direitos da população e do trabalho profissional com qualidade”, o Seminário é gratuito e acontece na Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), no bairro Aldeota, em Fortaleza (CE), voltado exclusivamente para estudantes e profissionais de Serviço Social.

O Seminário Comemorativo é uma forma de valorização da categoria, um espaço de formação e fortalecimento das dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa do exercício profissional e de reafirmação das bandeiras de luta. A temática deste ano tem o intuito de reforçar o alerta, não só à categoria de assistentes sociais mas a toda classe trabalhadora, que devemos continuar resistindo e lutando contra este cenário de contrarreformas, que se apresenta continuamente, impostas pelo Estado capitalista como uma forma de manutenção das elites no poder e de desmonte das políticas públicas e retirada dos direitos sociais.

Ainda há vagas para profissionais de Serviço Social no evento. Para participar, os/as assistentes sociais inscritos/as no Conselho devem inserir seu nome na lista de espera disponível a partir das 8h do dia 15 de maio. O credenciamento para as vagas remanescentes acontece das 13h às 14h deste mesmo dia. Mais informações pelo site www.cress-ce.org.br.

Programação completa do Seminário Comemorativo ao Dia do/a Assistente Social

>> 14 de maio (segunda)
Local: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Av. Desembargador Moreira, 2807, Dionísio Torres, em Fortaleza/CE)

17h às 19h

>> 15 de maio (terça-feira)
Local: Escola Superior do Parlamento Cearense – Unipace (R. Barbosa de Freitas, 2709, Aldeota, Fortaleza/CE)

9h às 12h
Fórum Estadual de Supervisão de Estágio
“Atribuições e competências profissionais no contexto da supervisão de estágio”
Com a profa. Dra. Salyanna de Souza Silva e a profa. Ma. Cinthia Fonseca Lopes

14h30 às 17h30
Conferência de abertura “Assistentes Sociais em defesa dos direitos e do trabalho profissional: resistir, ocupar e lutar! Somos classe trabalhadora”
Com o prof. Dr. Reinaldo Pontes (UFPa) e a profa. Dra. Elaine Behring (UERJ)

Programação paralela
A partir das 19h
Palestra “Crise da democracia burguesa e o avanço conservadorismo no Brasil”
Com a profa. Dra. Elaine Behring (UERJ) e o prof. João Emiliano Fortaleza de Aquino (Uece)
Local: Auditório Central da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em parceria com o curso de Serviço Social e o Mestrado Acadêmico em Serviço Social (MASS) da Uece, no Campus Itaperi, em Fortaleza (CE)
interessados/as devem entrar em contato com o curso de Serviço Social da Uece para saber como participar

>> 16 de maio (quarta-feira)

9h às 12h
Mesas temáticas simultâneas a partir do eixo “Golpe na democracia, neoconservadorismo, 25 anos do Código de Ética: lutas e resistência”

14h30 às 17h30
Conferência de encerramento “O combate ao fascismo no contexto dos 25 anos do Código de Ética Profissional do/a Assistente Social”
Com a profa. Dra. Maria Alexandra Mustafá (UFPE) e a profa. Dra. Marcia Tiburi (UNIRIO)

>> Agenda da profa. Marcia Tiburi no auditório do IFCE
A atividade é fruto de parceria entre o Conselho Regional de Serviço Social da 3ª Região/CE, a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) e o Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE).

Palestra “Democracia e Fascismo – Desafios e Perspectivas para o Brasil”, com Márcia Tiburi
Quando: 16 de maio (quarta-feira), às 18h30
Onde: Auditório do IFCE (Av. Treze de Maio, 2081, Benfica – Fortaleza)