A+ A-

12 de junho: Dia Mundial e Nacional contra o Trabalho Infantil

Image

12 de Junho é o Dia Mundial e Nacional contra o Trabalho Infantil.

Instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, é a data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho. No Brasil, o 12 de junho foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela Lei Nº 11.542/2007.

Desde 2002, a OIT convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil. Anualmente, para marcar a data, é proposto um tema sobre uma das formas de trabalho infantil e realiza-se uma campanha de sensibilização e mobilização da população em geral.

Somente no Brasil, há 2,7 milhões de crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos, em situação de trabalho infantil. Desse universo, apenas 500 mil atuam com em situação formal, com carteira assinada ou como aprendizes. Os outros 2,2 milhões estão trabalhando de maneira ilegal.

O Conselho Regional de Serviço Social 3ª Região/CE reforça a luta contra toda e qualquer forma degradante de trabalho, com especial atenção, no dia de hoje, às crianças e adolescentes que ainda são mantidas nessa situação.

Saiba mais em http://fnpeti.org.br/.

Compartilhe