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INSCRIÇÃO

É o tipo de inscrição quando o profissional ainda não tem registro no CRESS. É obrigatória a todos que desempenhem atividades, cargos ou funções previstos pela Lei Nº 8.662, de 07 de junho de 1993 que regulamenta a profissão. O registro profissional habilita ao exercício profissional e autorga ao mesmo o título de assistente social, ficando este sujeito às normas regulamentares do CRESS e do exercício da profissão.

O horário de atendimento presencial do Setor de Inscrição é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na sede do Conselho Regional de Serviço Social 3ª Região/CE.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA INSCRIÇÃO POR CORRESPONDÊNCIA (APENAS PARA RESIDENTES NO INTERIOR DO CEARÁ)

No caso de inscrição para residentes no interior do Ceará, os documentos deverão, obrigatoriamente, ser encaminhados pelos Correios, com Aviso de Recebimento (AR), ou por Sedex.

– Requerimento de Inscrição preenchido e assinado, com firma reconhecida (formulário abaixo);
– Declaração de Não-Inscrição em outro CRESS preenchido e assinado, com firma reconhecida (formulário abaixo);
– Declaração de ciência da entrega do Diploma, preenchido e assinado, com firma reconhecida (formulário abaixo);
– Requerimento de expedição do Documento de Identidade Profissional (original – não precisa reconhecer firma);
– Declaração de cumprimento do estágio curricular – obrigatória a partir de dezembro de 2011 (modelo de formulário opcional abaixo – a instituição de ensino poderá emitir outro modelo, desde que cumpra os requisitos constantes no art. 28 da Resolução CFESS 582/2010, alterado pela Resolução CFESS 588/2010); (Original)
– Fotocópia legível e autenticada do Diploma de Bacharel em curso de graduação em Serviço Social, oficialmente reconhecido, expedido por estabelecimento de ensino superior existente no país, devidamente registrado no órgão competente ou;
– Certidão de Colação de Grau a ser substituída pelo documento no prazo de 1 (um) ano (prorrogável por mais 1 ano, somente após aprovação da Comissão de Inscrição); (Original)
– 2 (duas) fotos (3 x 4) recentes, fundo branco, em papel fotográfico, não instantâneas;
– Fotocópia autenticada legível de: RG – CPF – Título de Eleitor, Comprovante de Residência e Carteira de Trabalho e Previdência Social (páginas iniciais de identificação e últimas anotações de emprego);
– Fotocópia autenticada legível do Comprovante de quitação com o Serviço Militar obrigatório (para o sexo masculino);
– Fotocópia autenticada legível de Declaração expedida pelo Órgão Militar comprovando exercício militar (casos específicos);
– Comprovante original ou fotocópia autenticada do Tipo Sangüíneo (opcional);
– Declaração do local de trabalho (opcional).

ACESSE TODOS OS REQUERIMENTOS CLICANDO AQUI.

O pedido de inscrição somente será protocolado com toda a documentação solicitada, apresentada a este CRESS, enviada via Correios, com Aviso de Recebimento (AR) ou via Sedex, sob pena de indeferimento e/ou arquivamento de solicitação.

A partir da data do recebimento de todos os documentos acima relacionados, o pedido é encaminhado para Parecer da Comissão de Inscrição com Vistas à Homologação. Somente após a homologação será fornecido o número de inscrição do profissional no Conselho Regional de Serviço Social, quando estará finalmente habilitado ao exercício profissional.

A documentação (Carteira e Cédula de Identidade Profissional) é entregue ao Assistente Social na SEDE do Cress/CE, após comunicação via e-mail, ocasião em que será realizada a Reunião de Orientação profissional e de Entrega das Carteiras de Identidade Profissional, na qual a(o) assistente social deverá assistir obrigatoriamente. Esta atividade, também é realizada nos municípios centrais das Macrorregiões do Estado, através do Cress Descentralizado, momento em que o Conselho (conselheiros e funcionários) desloca-se para o interior do Estado para desenvolver várias ações articuladas: inscrição, entrega de carteiras, orientação, fiscalização, formação, debates etc.

No caso de inscrições por correspondência, os boletos serão enviados por e-mail após recebimento da documentação na sede do CRESS.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA RESIDENTES EM FORTALEZA E NA REGIÃO METROPOLITANA

– Fotocópia legível e autenticada do Diploma de Bacharel em curso de graduação em Serviço Social, oficialmente reconhecido, expedido por estabelecimento de ensino superior existente no país, devidamente registrado no órgão competente ou;
– Certidão de Colação de Grau a ser substituída pelo documento no prazo de 1 (um) ano (prorrogável por mais 1 ano, somente após aprovação da Comissão de Inscrição); (Original)
– Declaração de cumprimento do estágio curricular – obrigatória a partir de dezembro de 2011 (modelo de formulário opcional abaixo – a instituição de ensino poderá emitir outro modelo, desde que cumpra os requisitos constantes no art. 28 da Resolução CFESS 582/2010, alterado pela Resolução CFESS 588/2010); (Original)
2 (três) fotos (3 x 4) recentes, fundo branco, em papel fotográfico, não instantâneas;
– RG – CPF – Título de Eleitor, Comprovante de Residência e Carteira de Trabalho e Previdência Social;
Comprovante de quitação com o Serviço Militar obrigatório (para o sexo masculino);
– Declaração expedida pelo Órgão Militar comprovando exercício militar (casos específicos);
– Comprovante Tipo Sangüíneo (opcional);
– Declaração do local de trabalho (opcional).

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A RESOLUÇÃO CFESS 588/2010 QUE TRATA DA DECLARAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO.

CONFIRA A TABELA DE VALORES PARA 2017

Valores Anuidade 2017

 

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