Ato em defesa da Seguridade Social contra a PEC 287 :: 24.1.2017

Na manhã do dia 24 de janeiro, a Frente Cearense em Defesa da Seguridade Social promoveu Ato em comemoração ao Aniversário da Previdência Social e Dia do Aposentado contra a PEC 287/2016. Entidades como o Conselho Regional de Serviço Social 3ª Região/CE, Seeaconce, Associação dos Magistrados do Trabalho do Ceará, SindSaúde, Sindicato dos Bancários, CTB, dentre outras, estiveram presentes. A atividade aconteceu em frente ao prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no Centro de Fortaleza (CE). Em 2017, o dia 24 de janeiro marca os 94 anos da Previdência Social, data em que a Lei Eloy Chaves foi publicada, em 1923, consolidando a base do sistema previdenciário brasileiro. A data é bastante significativa tendo em vista que o Brasil, neste momento, está lidando com uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que prevê mudanças severas contra os/as trabalhadores/as contribuintes. O ato também marcou o Dia do Aposentado, sendo este um dos setores mais impactados com a PEC 287/2016. Dentre os pontos mais controversos, elencados por diversas entidades, instituições públicas e privadas, conselhos, sindicatos, economistas e pesquisadores em geral, estão o fim da aposentadoria especial do magistério, o aumento da idade mínima da aposentadoria e do tempo de contribuição, a equiparação entre homens e mulheres e trabalhadores/as rurais, a vedação de acúmulo de aposentadorias e de aposentadorias com pensões, dentre outros. Foto Amanda Nogueira/CressCE.