Especial comemorativo aos 80 anos do Serviço Social no Brasil

Publicação 2016 Serviço Social 80 anos

Em 2016, a gestão “Só a luta faz valer” (2014 – 2017), do Conselho Regional de Serviço Social 3ª Região/CE, publicou pelo Jornal O Povo um informativo comemorativo aos 80 anos do Serviço Social no Brasil.

Confira o editorial do informativo:

O ano de 2016 é um marco para todos que compõem a categoria profissional das assistentes sociais. Isto porque é nele que se completam 80 anos de existência da área, exatamente em 15 de maio. Nessas décadas, muitos foram os desafios enfrentados. Muitas lutas foram travadas. O momento é de comemoração. A categoria festeja o amadurecimento ético e político da profissão. E essa será a tônica da Semana do Assistente Social de 2016. A categoria tem se destacado na cena pública por meio da defesa dos direitos sociais e da justiça social. O Serviço Social hoje se apresenta como uma profissão que luta pelo fortalecimento do Estado e de suas políticas públicas.

Tais políticas são fundamentais para a vida dos trabalhadores. Por esse contexto, o Conselho Regional de Serviço Social do Ceará (Cress-CE) promove este caderno Especial Dia do Assistente Social, com homenagens aos 80 anos do Serviço Social brasileiro. Nas próximas páginas, o leitor encontrará conquistas democráticas das lutas em que tem se inserido o Serviço Social. Procura-se, ainda, ressaltar a articulação do segmento com os movimentos sociais na luta pelos direitos humanos e consolidação de políticas públicas em áreas como saúde, assistência, previdência e tantas outras bandeiras próprias da categoria por reconhecimento, valorização e dignidade do trabalhador.

O ano é de reafirmar a assistente social como trabalhadora com caráter combativo, reflexivo e crítico. Nos 80 anos de Serviço Social no Brasil, afirma-se mais uma vez as convicções da profissão, com a revisita a princípios éticos-políticos, com a busca por defender a práxis emancipatória como parte do fazer profissional. Para tanto, é mister que se ocupe os espaços de luta e construção coletiva com vistas à concretude dos sonhos e vitória diante dos desafios que se apresentam!

CLIQUE AQUI E BAIXE O INFORMATIVO COMPLETO.